fbpx

‘Viajantes’ da APCC e de outras origens voltam a marcar um encontro ‘Imenso’, desta vez na Quinta da Conraria

Começou com uma união de esforços entre membros do Projeto Estúdio, do Sala T e dos 5ª Punkada com artistas profissionais e jovens artistas universitários – pessoas rolantes e pessoas caminhantes convergindo num espetáculo, ou conferência dançada. As apresentações tiveram lugar em abril, no Convento São Francisco, e logo aí ficou acertado novo encontro, que desse continuidade à descoberta das possibilidades de confluência entre os que têm na cadeira um instrumento indispensável para o quotidiano e os que a usam como lugar do dizer artístico.

Este novo encontro começou ontem, na Quinta da Conraria, e vai prolongar-se até quinta-feira, juntando-se aos ‘viajantes’ originais mais alguns, utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APCC. Madalena Vitorino e a sua equipa conduzirão no total um conjunto de seis experiências performativas, imaginadas para permitir retomar a dança, a música e as histórias que estão dentro de cada um, olhando para o trabalho já realizado e perspetivando aquele que poderá continuar a desenvolver-se no futuro.

Como temas de partida para estes momentos estarão mini fábulas onde os animais têm projetos como nós, pequenas ficções que partem da realidade e realidades que se transformam em curtos contos dançados, cantados, contados para encantar. Durante este (re)encontro, será ainda exibido o registo fílmico do espetáculo de abril.

“Imenso”, do verso de Camões «Pode um desejo imenso», é uma iniciativa do coletivo Há Baixa, criada pela coreógrafa Madalena Victorino a partir de uma ideia de Catarina Pires, com a cumplicidade artística de Beatriz Marques Dias, Inês Melo Sousa e Pedro Salvador. Pretende lembrar que a deficiência é também um lugar de poder, de desejo e de comunicação que deve deixar a sua invisibilidade e indiferença.

A área artística é uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social. Assim, são desenvolvidas na instituição atividades nas áreas da música (nas vertentes da musicoterapia, educação musical e expressão musical), teatro (tanto através de dinâmicas no âmbito da expressão dramática, como de apresentações ao público) e artes plásticas (na pintura, escultura, multimédia e outros campos). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.