fbpx

Documentário sobre os 5ª Punkada selecionado para festival internacional de promoção musical

“Somos Punks ou Não?”, o documentário que partilha o título com o primeiro disco editado pelos 5ª Punkada e que mostra o seu processo de gravação, foi anunciado entre a seleção de filmes a exibir durante a feira e festival de promoção musical WOMEX 22, que terá lugar de 19 a 23 de outubro, em Lisboa. O filme realizado por Telmo Soares fará parte da secção do evento destinada a novos projetos e colaborações, que decorrerá na Altice Arena.

O WOMEX é um dos eventos mundiais mais importantes para os profissionais da indústria da música, sendo esta a segunda vez que se realiza em Portugal. O ciclo de cinema – para o qual foram selecionadas 21 obras de diversos países – faz parte de um programa mais alargado, que inclui também concertos, palestras e uma entrega de prémios.

Recorde-se que o documentário sobre a banda pop/rock da APCC foi estreado online em abril deste ano no P3, o site multimédia de jornalismo colaborativo do Público, e tem vindo a ser exibido antes dos concertos da digressão de promoção do álbum, que já passou por Leiria, Coimbra, Aveiro, Guarda, Tondela e pelos festivais Impulso (Caldas da Rainha) e Bons Sons (Tomar). Algumas das suas imagens são ainda usadas no videoclipe do single “Blues da Quinta”, que foi nomeado para os Play – Prémios da Música Portuguesa.

É uma obra que junta imagens recolhidas durante as gravações do disco, ocorridas em setembro de 2021, e do concerto de apresentação, deitando ainda um olhar à história do grupo, fundado em 1993. Tem realização e edição de Telmo Soares, com Manuel Gil como assistente de realização e Miguel Ferraz como assistente de produção, captação de Pedro Marques e mistura e masterização de Rui Gaspar.

A gravação do disco “Somos Punks ou Não?” e os respetivos concerto de lançamento e documentário foram realizados no âmbito de um projeto cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2021 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

Os 5ª Punkada apresentam no currículo mais de 300 concertos, em Portugal e no estrangeiro, e diversas parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. São atualmente constituídos por Fausto Sousa (voz), Fátima Pinho (teclas), Jorge Maleiro (guitarra), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarra), tendo também já integrado a banda Adelaide Serafino, Francisco Sousa, Luís Pedro Madeira, Márcio Reis, Marco Nuno e Ricardo Sousa. Para o disco de estreia e digressão subsequente contaram com a colaboração de Surma, Victor Torpedo e Rui Gaspar.

São um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade na Associação, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.