fbpx

No Dia Mundial da Paralisia Cerebral, uma mensagem partilhada com a cidade: Estamos aqui!

A APCC vai assinalar o Dia Mundial e o Dia Nacional da Paralisia Cerebral com duas iniciativas nas quais pretende envolver toda a comunidade, chamando a atenção para a importância da afirmação da identidade e do direito à participação das pessoas com paralisia cerebral. A primeira arranca já hoje (6 de outubro), assinalando a efeméride internacional: em vários pontos da cidade de Coimbra, pode encontrar uma série de cartazes com a mensagem ‘Estamos aqui’.

Retratados nesses cartazes estão adultos, jovens e crianças – cidadãos com paralisia cerebral, exercendo, de variadas formas e em diferentes circunstâncias das suas vidas, o direito a uma plena e efetiva participação. Com esta campanha (que conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra), a APCC chama a atenção para as vivências concretas de uma parte da população que representa cerca de 18 milhões de pessoas em todo o mundo.

Para 20 de outubro, Dia Nacional da Paralisia Cerebral, a APCC está a preparar um Dia Aberto, a ter lugar no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra (Vale das Flores), no qual serão dados a conhecer alguns dos serviços e respostas da Associação. O programa completo desta iniciativa será anunciado em breve, mas é lançado desde já o convite para todos tirem partido deste dia de portas abertas, porque só em conjunto conseguiremos caminhar no sentido de uma sociedade mais aberta e inclusiva, com mais oportunidades e igualdade efetiva para as pessoas com paralisia cerebral.

A paralisia cerebral refere-se a um grupo de desordens no desenvolvimento, que afetam o controlo dos movimentos, a postura e o equilíbrio. É resultado de uma lesão – que é permanente, mas não agrava nem progride – aquando do desenvolvimento do sistema nervoso central. É o problema de desenvolvimento mais comum na infância, afetando aproximadamente 2 em cada 1000 crianças. A paralisia cerebral não é um défice intelectual nem impede uma inteligência ‘normal’ ou até acima da média, podendo, no entanto, ter associado um atraso desse nível dependendo da localização e extensão da lesão no cérebro.

A intervenção na comunidade, sensibilizando a sociedade para a questão da deficiência e interagindo com parceiros para operar a mudança, é uma das vertentes da atividade da APCC. Dela faz parte ainda o trabalho direto com milhares de utentes e suas famílias, em áreas como a habilitação e reabilitação, capacitação para a inclusão, reabilitação social, formação profissional, residências, recursos para a inclusão, formação de professores, reabilitação profissional, vida independente, apoio domiciliário e transportes, entre outros.