fbpx

Participação pela cultura e projeto “Change 2 Regard”: APCC representada em iniciativa dos Erasmus Days em França

Como pode um projeto europeu ser um vetor de inclusão no campo da cultura? Esta é a pergunta para a qual se vai procurar resposta no dia 14 de outubro, num evento integrado nos Erasmus Days que terá lugar na cidade francesa de Nantes e em que a APCC foi convidada a dar o seu testemunho, tendo em conta a larga experiência da instituição neste campo. Paulo Jacob, responsável pelo Departamento de Música, participará assim numa mesa-redonda em que falará especificamente sobre o trabalho que ali é realizado no âmbito do acesso à música e à criação sonora.

Será abordado em particular o caso do projeto Erasmus+ “Change 2 Regard”, dinamizado pela APCC, com instituições parceiras da Bélgica, França e Canadá, precisamente com o propósito de promover o acesso à cultura para todos e especialmente à prática musical. Com a participação também de elementos de outros parceiros do projeto, irá ser apresentada a abordagem adotada, que permitiu a produção de produtos intelectuais como um manual de boas práticas sobre música, tecnologia e acessibilidade.

O projeto “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal” é centrado no papel da inclusão social no acesso à prática musical, à formação e ao vínculo social. Tem como parceiros principais a APCC, o Collectif T’cap (França), a Nos Pilifs (Bélgica) e o RIPPH – Réseau International sur le Processus de Production du Handicap (Canadá), contando ainda com sete parceiros associados, entre os quais o Conservatório de Música de Coimbra e a Casa da Música.

Esta mesa-redonda é organizada pelo Conselho Regional de Pays de la Loire, como parte dos Erasmus Days, uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a promover o Erasmus+ em todo o mundo e a dar visibilidade às atividades organizadas pelos seus beneficiários. Na sua sexta edição, que terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de outubro, visam a partilha de experiências, promoção e valorização dos benefícios que a Europa oferece através daquele programa.

Além do “Change 2 Regard”, vários outros projetos são desenvolvidos na APCC com o apoio do Erasmus+, como é o caso também do “SIM – Social Inclusion Marketing”, do “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities” ou do “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.