fbpx

Triciclistas da APCC ‘aqueceram os motores’ para a nova época, no Encontro Nacional de Tricicleta

Sempre que se realiza um Encontro Nacional de Tricicleta, já se conhecem os objetivos: registar os tempos alcançados, avaliar o momento de forma dos participantes e, não menos importante, possibilitar o reencontro entre aqueles que se empenham na divulgação desta disciplina em Portugal, sejam eles atletas, treinadores, acompanhantes desportivos ou dirigentes. E sendo o Departamento de Educação Física e Desporto um dos principais dinamizadores da tricicleta, a presença da APCC é já uma certeza.

Foi por isso que ontem (15 de novembro), os triciclistas António Sequeira e a Sandra Semedo estiveram na Maia, para a prova que assinalou o arranque da presente época. E como era de um ‘tiro de partida’ que se tratava, deu sobretudo para percorrer as primeiras voltas ‘oficiais’, com o António a completar a prova de 100 metros e a Sandra as de 100 e 200. A eles juntaram-se vários outros praticantes, em representação de clubes e instituições de todo o país, bem como a selecionadora nacional Ana Nunes, também treinadora da APCC.

Depois deste (re)Encontro, o tempo é agora de voltar aos treinos, tendo em vista os marcos – nacionais e internacionais – que se seguirão. Em termos internos, o enfoque estará na outra prova que constitui o calendário competitivo, o Campeonato Nacional, que terá lugar no final da época, mas também nos estágios da Seleção Nacional.

O Encontro Nacional de Tricicleta 2022/2023 decorreu no Estádio Municipal Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia, e foi organizada pela PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da Câmara Municipal da Maia. A tricicleta é uma disciplina em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé.

Esta disciplina existe na APCC há quase duas décadas, mas desde 2013 que a sua prática foi retomada com mais empenho e entusiasmo, com ótimos resultados. Mais informação pode ser consultada em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.