fbpx

5ª Punkada destacados por projeto que quer dar a conhecer pessoas de todos o mundo que são loucas o suficiente para agir de forma diferente

“We Are Crazy Enough” é um movimento iniciado por dois jovens portugueses, Diogo Melo e Isabela Pratas, que se propuseram a deixar tudo o que tinham e partir numa volta ao mundo em busca de pessoas e experiências loucas o suficiente (‘crazy enough’) e dessa forma lançar um movimento global que pretende inspirar pessoas a pensarem e agirem de forma diferente, por forma a alcançarem grandes conquistas. E uma das paragens que não quiseram deixar de fazer foi na Quinta da Conraria, para conhecer melhor os 5ª Punkada, a banda pop/rock da APCC!

O resultado desse encontro pode ser já encontrado nas redes sociais do projeto, na forma de dois vídeos em que os membros do grupo falam dessa incrível loucura que foi formar uma banda e não desistir do sonho de fazer música e tocá-la para todos os que quisessem escutar – um disco e mais de 300 concertos depois, as palavras do Diogo na introdução daqueles segmentos sobre os 5ª Punkada fazem todo o sentido: «Da próxima vez que alguém vos chamar loucos por causa dos vossos sonhos, mostrem-lhe esta história».

Para ver os vídeos em causa, podem ir ao Instagram ou ao TikTok do movimento “We Are Crazy Enough”. E não deixem de ver os restantes conteúdos partilhados pelo Diogo e a Isabela e acompanhar a sua viagem, ficando assim a conhecer outras pessoas e organizações que já são ‘crazy enough’ e, quem sabe, a inspirar-se para terem ações com esse mesmo espírito.

Os 5ª Punkada foram fundados em 1993, sendo atualmente membros da banda Fausto Sousa (voz e soundbeam), Fátima Pinho (teclas), Jorge Maleiro (guitarra), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarra). Editaram no final de 2021 o seu primeiro disco, “Somos Punks ou Não?” (com os convidados Surma e Victor Torpedo e produção de Rui Gaspar) e um documentário que mostra o processo de gravação, tendo iniciado então uma digressão de promoção que os levou, por exemplo, aos festivais Bons Sons, Nascentes e Impulso.

Na APCC, existem atualmente em atividade quatro grupos musicais, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.