fbpx

Disse-se arigatô (obrigado) ao guia, pois claro, porque a ‘viagem’ dos utentes da APCC ao Japão foi mesmo incrível!

A ‘viagem’ que alguns utentes do CACI – Centro Atividades e Capacitação têm vindo a fazer pelos países dos atuais voluntários europeus da APCC – e que já passou por França e Áustria e há-de ainda ir à Turquia – teve esta semana um pequeno desvio… bem, não tão pequeno quanto isso, porque o destino foi o Japão! E teve também um guia especial: Kimihiko Kohno, um jovem japonês a viver em Coimbra e que estabeleceu amizade com o Ali Yildirimçakar, a Ida Vogel e a Lucie Jovilet, que tiveram a ideia desta atividade.

Numa apresentação que deu a conhecer aquela que é conhecida como a terra do sol nascente, falou-se sobre a história e a atualidade, as tradições, a língua ou a gastronomia. Mas também sobre a ligação entre o Portugal e o Japão – onde os navegadores dos Descobrimentos chegaram em 1543 – e as muitas ligações entre ambos, que se estendem às palavras de origem portuguesa ‘adotadas’ no vocabulário japonês ou à tempura, um prato tradicional da culinária japonesa que teve origem em Portugal, entre muitos outros exemplos.

E ainda houve tempo para uma surpresa: o Kimihiko entregou a cada utente uma folha com o seu nome próprio em escrita japonesa, usando o alfabeto kanji (formado por ideogramas, cada um representando uma ideia). E foi uma animação descobrir como algo tão familiar como o nosso nome pode ‘transformar-se’ e soar tão diferente numa outra língua! Uma descoberta que se prolongou depois à aprendizagem de algumas palavras e expressões, para grande divertimento de todos!

Esta foi mais uma das atividades que têm vindo a ser promovidas pelo Ali, a Ida e a Lucie ou contado com o seu envolvimento, desde a sua chegada a Coimbra, em meados de 2022. Estes três jovens integram o projeto 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612, realizado no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, e têm dado apoio aos profissionais e utentes e desenvolvido os seus próprios projetos pessoais. No âmbito do voluntariado internacional, a APCC já acolheu até hoje cerca de 60 voluntários de diversas origens e enviou mais de uma dezena de jovens portugueses para projetos noutros países europeus.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários nacionais e estrangeiros, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.