fbpx

Foi mesmo especial: utentes da APCC voltaram a participar em evento de atividade física adaptada da Faculdade de Desporto

Tratou-se, de facto, de um dia especial, tal como prometido na própria designação do evento: uma dezena de utentes da APCC participou em mais uma edição do Movimento Especial, um encontro multidesportivo para pessoas com deficiência intelectual, organizado pelo Núcleo de Estudos de Atividade Física Adaptada da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Foi no final da passada semana, nas instalações daquele estabelecimento de ensino no Estádio Universitário, e representou a ‘recuperação’ de uma espécie de tradição, pois já por várias vezes os utentes que frequentam regularmente atividades do Departamento de Educação Física e Desporto haviam tomado parte nesta iniciativa. Este ano, integraram um grupo de 150 pessoas com deficiência, de várias instituições da região Centro, que foram convidadas para celebrar o desporto e a inclusão.

Ao longo de uma manhã muito preenchida, foram várias as atividades lúdicas e desportivas, idealizadas e dinamizadas por estudantes e docentes universitários, que conquistaram os utentes da APCC pela criatividade e animação e os levaram a participar com grande entusiasmo. E, claro, não deixou de ser também uma oportunidade para desfrutar de um convívio saudável e divertido.

O Movimento Especial da FCDEF-UC, que teve este ano a sua 15.ª edição, é realizado com o objetivo de proporcionar oportunidades de prática desportiva a pessoas com deficiência intelectual e de prática in loco na área das necessidades educativas especiais para os estudantes daquela faculdade.

A atividade desportiva ocupa um lugar importante no quotidiano da APCC, instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência. Tanto ao nível da alta competição, como do lazer e manutenção, são várias as modalidades desenvolvidas no Departamento de Educação Física e Desporto, envolvendo pessoas de todas as idades. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.