fbpx

Estudantes da Faculdade de Psicologia quiseram perceber como é ser profissional da APCC

Um grupo de alunas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra visitou ontem o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral para conhecer o trabalho que ali é realizado – mas também em toda a APCC – em particular pelos profissionais das áreas em que estudam. Assim, foram recebidas por técnicas com diferentes responsabilidades e funções na instituição, formadas em psicologia, serviço social e ciências da educação.

Numa conversa em que foi explicado como aqueles colaboradores da Associação são chamados a atuar de formas diversas de acordo com as respostas sociais em que se integram, foi abordado de forma mais pormenorizada o trabalho realizado no âmbito das equipas interdisciplinares do Centro de Reabilitação, bem como o modelo de intervenção adotado, baseado numa abordagem colaborativa, centrada na família e nas suas necessidades e da criança.

Esta visita foi realizada no âmbito do Roteiro de Emprego, uma atividade dinamizada pelo Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social, que tem como objetivo levar os alunos a instituições para observar de perto o quotidiano dos profissionais que nelas trabalham. Para a APCC, foi mais uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho realizado na Associação no sentido de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas que têm deficiência e/ou incapacidade, bem como de manter o contacto com as novas gerações de profissionais.

O trabalho levado a cabo no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra é organizado por equipas interdisciplinares, que atuam numa área geográfica que abrange os distritos de Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda, Figueira da Foz, Castelo Branco, Leiria e Santarém, trabalhando em rede nas comunidades (nas áreas da educação, saúde e segurança social) e promovendo a necessária articulação para que os diferentes atores se tornem facilitadores e promotores do processo habilitativo.