fbpx

Ligados às Máquinas vão ao Nascentes estrear composições criadas a partir de samples de mais de 30 artistas nacionais

Os Ligados às Máquinas foram ontem anunciados no cartaz do festival Nascentes, que se realizará no verão, na aldeia de Fontes, em Leiria. E orquestra de samples da APCC subirá a palco com uma grande novidade: a estreia de um conjunto de novas composições, construídas a partir de fragmentos cedidos por mais de 30 artistas nacionais, como a Orquestra e o Coro da Gulbenkian, Salvador Sobral, Samuel Úria, Joana Gama, Ana Deus, Rita Redshoes, Bruno Pernadas, Moullinex, Ninfas do Lis, Surma, Cabrita ou First Breath After Coma, entre outros.

A lista é tão eclética quanto a própria música do grupo, que cruza hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita, música concreta e sons da publicidade ou de séries televisivas – e a atuação no Nascentes, que funcionará na verdade mais como uma residência artística, incluirá também repertório mais antigo, como forma de assinalar os seus 10 anos de atividade. Para aqueles que ainda não conhecem a primeira e provavelmente única orquestra de samples em cadeiras de rodas do mundo, esta será uma oportunidade a não perder!

Os Ligados às Máquinas são um projeto musical de originais, cujo propósito é criar uma verdadeira manta de retalhos musical, com recurso à utilização de samples sonoros, escolhidos e recolhidos pelos seus membros. Já realizaram diversos espetáculos um pouco por todo o país e participaram em projetos colaborativos, por exemplo, com a orquestra comunitária ‘Nós 19’ e com os alunos do Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra.

A edição deste ano do Nascentes – que, no ano passado, contou com a presença dos 5ª Punkada, a banda pop/rock da APCC – terá lugar de 28 de junho a 02 de julho e tem já confirmados também concertos de Lavoisier, Cabrita, ZA! & la TransMegaCobla, Kriol, Danilo Lopes e Renato Chantre. O evento é pensado e desenvolvido de raiz com o apoio e a intervenção direta da comunidade local, promovendo o encontro com as pessoas, os lugares e os hábitos, mas também relacionando artistas e espaços, natureza e criação, rasgo e tradição.

Os Ligados às Máquinas são um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade na APCC, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.