fbpx

Vida independente também foi mote para workshops dirigidos a profissionais e destinatários

Na semana em que se assinala o Dia Europeu da Independente (5 de maio), este tema esteve no centro das atenções na APCC. Ontem, um dia depois do Seminário Internacional “Desafios à Participação – 3 Anos de Assistência Pessoal”, questões como a assistência pessoal, as políticas para a inclusão ou a importância da autodeterminação voltaram a ser discutidas, desta vez com a realização de dois workshops, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral. Como ponto comum, registou-se a presença de Michael Holden, que dinamizou ambas as sessões.

Diretor da ENIL – Rede Europeia de Vida Independente, Holden é uma personalidade com contributos reconhecidos para a definição de políticas no seu país e internacionalmente, além de líder de uma empresa social que emprega apenas pessoas com deficiência, tendo sido agraciado com a Medalha do Império Britânico pelos seus feitos e serviço público à comunidade com deficiência. A sua experiência e disponibilidade para trocar ideias foram, assim, uma oportunidade valiosa.

Da parte da manhã, a sessão contou com profissionais da APCC e de alguns dos Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI) da região, tendo sido abordadas em particular as dinâmicas entre equipas técnicas ou profissionais e os destinatários de assistência, bem como entre assistentes pessoais e destinatários. De tarde, participaram destinatários do CAVI da Associação, que ficaram a conhecer o modelo de trabalho do Centro de Vida Independente da Irlanda do Norte (presidido por Michael Holden) e puderam esclarecer questões relacionadas com a modalidade de pagamentos diretos.

O CAVI da APCC tem contribuído para uma mudança significativa no modo de vida das 19 pessoas com deficiência já apoiadas pelo projeto: desde junho de 2019 que um grupo de assistentes pessoais as acompanha na realização de atividades em domínios como a higiene, alimentação, deslocações, mediação de comunicação, contexto laboral, frequência de aulas, cultura, lazer ou cidadania, entre outros.

Este workshop foi realizado no âmbito do programa Erasmus+, enquadrado na vertente de educação de adultos, que se dirige ao desenvolvimento profissional e pessoal de colaboradores nas mais variadas áreas. É uma das várias iniciativas desenvolvidas na APCC com o apoio daquele programa, no intuito de fortalecer a capacidade de inovação, a qualidade dos serviços prestados e a qualificação dos profissionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.