fbpx

Alunos espanhóis prepararam estágios a arrancar em breve com visita para conhecer a APCC

Ainda este mês, a APCC receberá em estágio quatro alunos do Curso Profissional Técnico em Atenção a Pessoas em Situação de Dependência, do Instituto de Educación Secundaria Jálama (Espanha), repetindo a experiência já ocorrida em 2022. Mas, para facilitar a integração daqueles jovens, eles puderam já ontem ficar a conhecer a instituição, ao realizar uma visita ao Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, Quinta da Conraria e Lar Integrado, na qual foram acompanhados por alguns dos seus professores.

Ao longo do dia, puderam conversar com dirigentes e técnicos da Associação, tendo um primeiro contacto com as diversas respostas e serviços oferecidos e começando já a antever o período formativo prático que se seguirá. A visita serviu ainda para analisar as condições para a realização dos estágios em causa e para auscultar expetativas, na certeza de que este foi apenas o primeiro passo de um caminho que será feito em conjunto.

Esta parceria decorre no âmbito de um projeto denominado “Juntos en la Naturaleza”, no qual se inscreve um protocolo de cooperação com a APCC, apoiado pelo programa Erasmus+ na vertente de Mobilidade para Estágio. O objetivo é que estas oportunidades proporcionem a adaptação dos estudantes ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo que facilitam a aquisição de capacidades específicas e aumentam a compreensão da cultura nacional.

O Instituto de Educación Secundaria Jálama está sediado em Moraleja, na província de Cáceres, uma cidade com uma forte ligação a Portugal. Tem atividade letiva desde 1990, contando atualmente com mais de 600 alunos, e apresenta ofertas ao nível do segundo ciclo, formação profissional, bacharelato e ciclos de grau médio e superior.

Esta é uma das várias parcerias mantidas pela APCC com entidades europeias, com o propósito de contribuir para a empregabilidade e a consciência cultural, que são geridas pelo Gabinete de Projetos do Departamento de Gestão da Informação e Projetos. Pode conhecer outros projetos desenvolvidos pela Associação, neste e noutros âmbitos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.