fbpx

Cinco medalhas para a APCC no ‘encerramento’ da temporada nacional de tricicleta

Títulos revalidados, medalhas conquistadas e uma prestação global muito positiva. É este o resumo da participação em mais um Campeonato Nacional de Tricicleta da equipa da APCC – constituída nesta prova por António Sequeira, João Vaz, Mariana Amado e Sandra Semedo. A competição teve lugar no passado dia 12 de maio, no Seixal, e foi a última do calendário nacional da disciplina na presente época desportiva.

Vamos então aos destaques, que passam em primeiro lugar pela revalidação por parte da Sandra dos títulos de campeã nacional da classe RR2 nos 100, 400 e 800 metros, elevando para 34 o total de medalhas já conquistadas em Campeonatos Nacionais. Mas também o João e a Mariana regressaram a Coimbra com uma conquista valiosa ao peito: prata para o João nos 100 metros da classe RR1 e bronze para a Mariana nos 100 metros RR2 (a sexta e a terceira em edições desta prova para cada um, respetivamente).

O Campeonato Nacional de Tricicleta 2023 foi disputado no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, tendo participado 19 atletas, em representação de cinco clubes e instituições. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal, Federação Portuguesa de Atletismo e Câmara Municipal do Seixal.

A tricicleta é uma disciplina em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé. Existe na APCC há quase duas décadas, mas desde 2013 que a sua prática foi retomada com mais empenho e entusiasmo, com ótimos resultados. Mais informação pode ser consultada em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.