fbpx

Mais uma medalha para a tricicleta da APCC, num Campeonato Nacional disputado em Coimbra

Coube mais uma vez à cidade de Coimbra acolher uma edição do Campeonato Nacional de Tricicleta e foi isso que levou a que, no dia de ontem, a maioria dos grandes nomes nacionais daquela disciplina se tenham juntado e proporcionado uma manhã de grande competitividade e elevado grau de desportivismo. A APCC, naturalmente, não podia deixar de marcar presença e fez-se representar por dois atletas: António Sequeira e João Vaz, ambos da classe RR1.

Quanto aos resultados, o João alcançou o bronze nos 100 metros (única prova em que participou), elevando assim para sete o número de medalhas conquistadas nesta prova, enquanto o António, que correu os 100 e os 200 metros, chegou em ambas no 5.º lugar final. Uma prestação positiva, aplaudida em particular por Sandra Semedo – a triciclista da APCC e internacional por Portugal que, apesar de estar impedida de correr por estar a recuperar de uma intervenção cirúrgica, fez questão de marcar presença para apoiar os colegas!

O Campeonato Nacional de Tricicleta 2024/2025 decorreu no Estádio Cidade de Coimbra e foi organizado pela PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra. Participaram 13 atletas, em representação de seis clubes e instituições.

A tricicleta é uma disciplina em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé. Existe na APCC há cerca de duas décadas, mas desde 2013 que a sua prática foi retomada com mais empenho e entusiasmo, com ótimos resultados. Mais informação em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.