fbpx

A nadar e a sorrir, no primeiro de três Dias Abertos dedicados ao desporto adaptado promovidos pela APCC

Os primeiros mergulhos, as primeiras braçadas, a primeira vez que se sente a incrível sensação de nadar… Se é verdade é que nunca se esquecem as primeiras experiências, a passada quarta-feira foi um dia verdadeiramente inesquecível para o grupo de crianças e adolescentes que participaram no Dia Aberto da Natação que a APCC organizou, no âmbito do projeto “Quanto Mais Cedo Melhor!”, que tem como objetivo sensibilizar para a importância da prática desportiva em idades jovens.

Nas Piscinas Municipais Rui Abreu, não importaram limitações ou barreiras, todos puderam desfrutar do momento à sua maneira e descobrir como a natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis, tirando partido da liberdade de movimentos proporcionada pelo meio aquático. Com o apoio de equipa do Departamento de Educação Física e Desporto, esta foi por isso uma manhã de largos sorrisos e muita felicidade!

A APCC irá ainda levar a cabo mais duas atividades dedicadas ao desporto adaptado e dirigidas a crianças e jovens até aos 16 anos: o Dia Aberto da Tricicleta (18 de julho, 10H00, no Estádio Cidade de Coimbra) e o Dia Aberto do Boccia (18 de julho, 14H00, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral). As inscrições podem ser feitas até 12 de julho, em https://bit.ly/apcc_quantomaiscedomelhor.

A natação, a tricicleta e o boccia são modalidades do desporto adaptado com grandes benefícios a nível motor, psicológico e social, representando para os praticantes excelentes oportunidades de viver momentos divertidos e de aprendizagem a vários níveis, ao conviver com outros atletas de várias origens e ter experiências que nunca irão esquecer. Para as famílias, oferecem também a possibilidade de momentos de partilha e união, que fazem a diferença. Para qualquer questão ou dúvida, contacte o Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, através do e-mail desporto@apc-coimbra.pt.

O projeto “Quanto Mais Cedo Melhor!” é promovido pela APCC com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, sendo cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2023 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

A prática desportiva ocupa um lugar de grande relevância no quotidiano da APCC, uma instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência. Utentes de várias idades estão envolvidos diariamente nas atividades dinamizadas pelo Departamento de Educação Física e Desporto, tanto ao nível da alta competição, como do lazer e manutenção. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.