O projeto “Quanto Mais Cedo Melhor!” tem como objetivos: sensibilizar pais, professores, equipas multidisciplinares e a comunidade em geral para a importância e benefícios da prática desportiva no bem-estar e saúde física e mental, aumentando a mobilidade, autonomia pessoal e promovendo a inclusão social; tornar o desporto acessível, apresentando alternativas à prática e valorizando o desporto no feminino; aumentar o número de crianças e jovens a praticar desporto na APCC, contribuindo para a sustentabilidade futura das modalidades.
Modalidades
O boccia, a natação e a tricicleta apresentam grandes benefícios a nível motor, psicológico e social, representando para os praticantes excelentes oportunidades de viver momentos divertidos e de aprendizagem a vários níveis, ao conviver com outros atletas de várias origens e ter experiências que nunca irão esquecer. Para as famílias, oferecem também a possibilidade de momentos de partilha e união, que fazem a diferença.
Boccia: Jogo de estratégia, jogado individual ou coletivamente, que consiste no lançamento de bolas com o objetivo de colocar o maior número possível junto de uma bola-alvo.
Natação: Um dos desportos mais completos e mais acessíveis, tirando partido da liberdade de movimentos proporcionada pelo meio aquático, sempre num contexto de equidade e segurança.
Tricicleta: Disciplina do atletismo, em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios, permitindo grande mobilidade a praticantes com dificuldades no movimento ou no equilíbrio.
Duração
3 meses (maio a julho de 2024)
Parceiros
APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
CMC – Câmara Municipal de Coimbra
Projeto cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.), ao abrigo do Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2024.