Ontem celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação e, na APCC, a oportunidade foi aproveitada para refletir e aprender mais sobre o que é afinal uma alimentação saudável. Quantas peças de fruta devemos comer por dia? Chá, café ou refrigerante, qual a bebida mais saudável? Estas foram apenas algumas das muitas perguntas feitas e asseguramos que nenhuma ficou sem resposta… e que ficou bem vincada a ideia de que todos temos direito a uma alimentação saudável!
Com a equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol” a lançar os desafios, os utentes do Centro Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) começaram por ter uma manhã em que puderam exercitar a mente e o corpo, dividida por desafios de perguntas e respostas e uma caminhada no espaço da Quinta da Conraria, tendo o período da tarde servido para conversar, jogar, desenhar e cantar!
Não faltaram as partilhas sobre a origem dos alimentos, os hábitos alimentares de cada um ou as comidas preferidas… e até deu para concluir que o almoço do dia na Quinta tinha sido um bom exemplo de uma refeição equilibrada! No final, sem dúvida que ficou bem vincado como é importante que todos no mundo tenham acesso a alimentos frescos e variados, mas também à informação necessária para escolher uma dieta saudável.
A comemoração do Dia Mundial da Alimentação assenta na ideia de que a alimentação é um direito e um bem fundamental, sendo um apelo global à erradicação da fome. Em 2024, teve como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”, convidando a olhar para a alimentação não só sob a perspetiva da saúde, mas também dos direitos humanos, da sustentabilidade e da educação ambiental, entre outras.
Esta atividade foi dinamizada pela Quinta Pedagógica “O Caracol”, um espaço onde são desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas – para públicos internos e externos à APCC – com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos considerados fundamentais à vida numa quinta, nomeadamente o campo, os animais, as tradições rurais e as festividades, promovendo a partilha de experiências e potenciando a sustentabilidade ambiental e social. Pode encontrar toda a informação em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.