fbpx

Era uma vez o Lugar dos Afectos

Lugar dos Afectos

(Texto escrito por Regina Cardoso, cliente da APCC, e representativo do quão significativa foi a visita ao Lugar dos Afectos, a 4 de Julho. Vários clientes das residências participaram na iniciativa.)

As janelas acordaram mais cedo do que seria normal num dia de feriado. Toque de levantar para todos com guia de marcha para o pequeno-almoço. Há vozes que cantam (e desafinam) tanto que já ninguém consegue parar de dançar. Um reboliço de pássaros quentes chama por nós lá fora.

Calor de Julho sim, mas com um azul de céu que convida ao passeio, à viagem. Somos muitos, por isso, a marmita para o piquenique tem de ser bem grande e bem cheia, tal como os nossos sorrisos.

Deixámos a cidade para trás. Pela estrada, misturam-se as cores, num arco-íris radioso de luz, numa vontade de longe. E o longe acontece na paisagem larga da pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica.

À sombra das árvores, a brisa fresquinha que vem das águas, faz com que a fome aperte. Por não haver leitão, atacámos com força nos panados.

Findo o almoço, partimos à descoberta da magia. O GPS que existe em nós, dá-nos as coordenadas certas. Chegámos ao portão azul que se abre e…

… era uma vez o Lugar dos Afectos!

É uma Estrela Guia que nos leva até à Casa Prenda de Amor. De coração aberto, fizemos crescer a árvore da família, multiplicámos os seus ramos cor-de-rosa. Na verdade, foi uma oportunidade única de sentirmos o quanto estamos unidos. Os nossos olhares são cúmplices…

Essa cumplicidade faz-nos ultrapassar todas as armadilhas colocadas na Casa do GOSTARzinho. De mãos dadas, não há solidão que nos assuste.

Mas, se por um segundo, o desânimo nos tocar, já sabemos que na Guarida da Esperança existe a nossa própria estrela. A ela podemos sempre pedir um desejo, ou quiçá dois, três ou mil…

Na Casa da Harmonia foram-nos revelados os mais simples segredos da felicidade. Basta respirar, fechar os olhos e já está… O silêncio da meditação não se aguenta à contagem decrescente, pois a vontade de rir solta-se e transforma-se em abraço de despedida.

O agradecimento é sincero. Do Lugar dos Afectos saímos felizes e muito mais fortes para enfrentar todas as adversidades.

Hora de voltar à Casa, ao nosso Lar!