fbpx

…Take a new View! – Exposição

cartaz_online

Estão em Coimbra desde maio. Priska Petau é austríaca, Maëlle Bompas francesa. Conheceram-se no aeroporto de Lisboa, a 2 de maio. Fizeram, nesse mesmo dia, a primeira das muitas viagens juntas que se seguiram. Esperava-as Coimbra, nomeadamente a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, instituição que as escolheu e acolheu no âmbito do Holding Hands With Other Abilities.

Priska e Maëlle são, hoje, o Holding Hands With Other Abilities, um projeto desenvolvido no âmbito do Serviço Voluntário Europeu. Há (quase) seis meses que participam nas atividades de voluntariado da APCC, num dia-a-dia que lhes deu a conhecer a dinâmica institucional, os clientes e colaboradores, assim como muitos voluntários que, tal como elas, também provam que «ser solidário é bom».

O Holding Hands With Other Abilities fala da amizade: entre elas; entre elas e os clientes; entre elas e os colaboradores; entre elas e os outros voluntários; entre elas e a comunidade que as acolheu. Trata-se de uma experiência única que, certamente, muito as fez crescer: aprenderam uma nova língua, o português; conheceram uma nova cultura, um outro país; desenvolveram competências pessoais; aprenderam a partilhar uma casa, um dia a dia. Muito mais!

EVS… a new view é a forma que as duas encontraram para partilhar um pouco do muito que este projeto significa para elas. Há a vida na instituição (com momentos de franca partilha entre os envolvidos). Há o resultado do curso de Português para Estrangeiros que frequentaram na Universidade de Coimbra (e se materializa nas amizades feitas). Há as viagens feitas por este país fora. Há o verão com a Eça de Queirós, os finais de tarde com a Quinta da Conraria.

O título que decidiram dar a esta exposição é claro: tal como elas, também outros voluntários estiveram na APCC. Mas, as vivências são e serão sempre diferentes. E este é o olhar delas, feito de simplicidade e grandeza, de pormenores, de ternura, liberdade e… muito mais!

 Holding Hands With Other Abilities

A APCC assinala desta forma o Ano Europeu dos Cidadãos (2013). Priska e Maëlle decidiram deixar, durante seis meses, o seu país de origem para descobrirem um outro, o nosso. Tal como elas, muitos outros jovens participam, por este mundo fora, no Serviço Voluntário Europeu.

Holding Hands With Other Abilities recebeu, até ao momento, 26 jovens provenientes de países como Letónia, Hungria, Grécia, Estónia, Alemanha, Áustria, Lituânia, Itália, Espanha e Turquia. Além de instituição de acolhimento, a APCC é igualmente entidade de envio. Tem, atualmente, voluntários portugueses na Bulgária e em Espanha e já enviou outros para Grécia, Roménia, Luxemburgo e Bélgica.