fbpx

BE INSPIRED

be.fw

Sobre o projeto

O projeto BE Inspired (Business Enterprise) visa promover a iniciativa empresarial e o empreendedorismo para adultos com deficiência intelectual, de uma forma ao mesmo tempo inovadora e inspiradora. Este projeto vai permitir aos seus parceiros europeus utilizarem um programa de Negócio da Empresa já existente e o adaptá-lo às necessidades dos adultos com deficiência intelectual, dado que atualmente não existe nenhum programa disponível para adultos com deficiência intelectual.

Este programa irá expor os formandos ao pensamento empreendedor, ação e resolução de problemas da vida real. O projeto BE Inspired vai concentrar-se em identificar, documentar e disseminar as boas práticas na empresa e empreendedorismo para as pessoas com dificuldades de aprendizagem intelectual em toda a Europa.

OBJETIVOS:

– Desenvolver um programa de empresa acreditado para adultos com deficiência intelectual que irá fazer do autoemprego uma opção real e vai incentivar o espírito empreendedor e fazê-los pensar.

– Desenvolver uma estratégia de empresa / empreendedorismo para promover o espírito empresarial, a ação e resolução de problemas da vida real para os estagiários portadores de deficiência.

– Identificar, documentar e disseminar as melhores práticas para o empreendedorismo na educação, aumentando assim a compreensão, apreço e apoio das empresas aos adultos com deficiência intelectual, fortalecendo programas existentes e articulando necessidades futuras para o empreendedorismo na educação para adultos com deficiência intelectual no seio da UE.

– Promover o autoemprego como uma opção de carreira válida para pessoas com deficiência.
– Proporcionar um curso sobre o abandono escolar, longe dos caminhos tradicionais, que aumentem as competências e aprendizagem para os adultos com deficiência intelectual.
O projeto Be Inspired promove uma abordagem inovadora para a empresa, não só entre o grupo-alvo, mas também na diversidade e experiência dos parceiros, representando três organizações que prestam serviços a pessoas com deficiência, duas instituições de ensino superior, e uma consultora especialista em multimédia, Cada parceiro foi selecionado pela:

– sua especialização específica em educação e formação profissional

– Experiência no trabalho com adultos com deficiência intelectual

– Experiência na execução de programas financiados pela EU

O resultado tangível geral do projeto é o desenvolvimento de um programa de empresa acreditado para pessoas com deficiência intelectual, utilizando aprendizagem multimédia. O curso será utilizado por organizações de educação e formação profissional, instituições de ensino superior, e apoiado por organizações de emprego.

A curto prazo, o projeto BE Inspired irá desenvolver um programa de empresa com base em materiais já existentes e será destinado a pessoas com deficiência intelectual. O projeto será comercializado através de redes, incluindo a União Europeia de Emprego Apoiado e seus países membros, através da implementação e divulgação completa e planos de exploração.

O impacto a longo prazo do projeto Be Inspired será demonstrado ao longo do curso a instituições de ensino superior e organizações de formação profissional em toda a Europa e, portanto, no aumento da entrada no mercado de trabalho.

 

A Stepping Stones NI Ltd foi fundada em 1996 para oferecer aos adultos com dificuldades intelectuais e deficiências a oportunidade de acesso a formação acreditada com vista a conseguir emprego.

A empresa é composta por pessoas de negócios locais, pais e cuidadores de pessoas com dificuldades intelectuais e deficiências, e representação da South Eastern Health e do Social Care Trust.

A organização abriu as suas portas em Janeiro de 1998 como comunidade empresarial, proporcionando um contexto real de trabalho para adultos com dificuldades intelectuais e deficiências para beneficiarem da formação profissional com vista à obtenção de emprego.

De 15 pessoas com deficiência intelectual apoiadas em 1998, a Stepping Stones NI apoia atualmente mais de 150 pessoas através de seus oito principais serviços

Quatro economias sociais – onde os formandos recebem formação profissional e desenvolvimento de competências de trabalho.

Serviço da Juventude – um serviço de transição para os jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos que não estão a integrar educação e emprego e que estão enfrentando dificuldades com a aprendizagem e comunicação

Serviço de formação – oferece inúmeros cursos de formação profissional acreditados e não acreditados.

Serviço de transição – para estudantes com idades entre os 16 e os 19 anos proporcionando a experiência de orientação, formação e trabalho, um serviço de sinalização para ajudá-los e aos seus pais a tomar decisões informadas sobre o movimento da escola.

Serviço de Emprego – capacitar adultos com deficiência intelectual e dificuldades para cumprir seu potencial de trabalho, fornecendo suporte vital, orientação e aconselhamento que lhes permitam assegurar a longo prazo pagos ou trabalho voluntário.

www.stepping – stones.org.uk

 

O Southern College Regional (SRC) é uma instituição do ensino superior, na Irlanda do Norte que dá formação e educação a mais de 5.000 alunos em tempo integral e a mais de 30.000 alunos em tempo parcial anualmente. O SRC é o segundo maior colégio da Irlanda do Norte oferecendo formação profissional e técnica em 24 áreas profissionais. Tem 720 docentes e 470 funcionários de apoio. O seu orçamento anual é de £40 milhões.

O colégio funciona num total de treze edifícios espalhados pelo campus. Esta instituição de ensino de ponta tem tido o reconhecimento local, regional e nacional pelo seu trabalho, incluindo o prestigiado Queen´s Anniversary Prize para o ensino superior e, ainda, pela sua inclusão social e trabalho de diversidade cultural. Outros reconhecimentos recentes incluem: – o AOC Beacon Award for Enterprise and Entrpnreneureship, o National Training Award, Irish News ‘Employer of Choice’ Business Award, o VQ Trainee of the Year, o Employer of Choice, o Investors in People, o Business in the Community Award, o Apprentice of the Year Awards and Matrix Quality Standard para a educação, carreira, informação, aconselhamento e serviço de orientação.

Desde 2007, o SRC tem conseguido mais de trinta projetos de mobilidade Leonardo, dois projetos de parceria e atualmente lidera um projeto de Transferência de Inovação.

www.src.ac.uk

 

A APCC é uma instituição particular de solidariedade social e uma organização sem fins lucrativos em Portugal, criada em 1975. Tudo que o que faz reflete-se sua declaração de missão e valores.

Missão: Promover a inclusão social das pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência sobre as pessoas com deficiência.

Visão: Ser uma organização de referência, nacional e internacional, para permitir a plena integração das pessoas com deficiência e outras pessoas desfavorecidas.

Valores:

1.Ética, integridade e respeito na relação com os clientes

2.Especial enfoque na inovação e serviço ao cliente

3.Solidariedade e espírito de entrega para com o outro

4 O espírito de equipa (trabalho em equipa transdisciplinar)

5.Criatividade e adaptação à mudança

6.A lealdade nas relações interpessoais

7.Busca constante de melhoria contínua na qualidade dos serviços

www.apc-coimbra.org.pt

 

A AMPROS, Espanha, é uma associação cuja missão é melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas com deficiência intelectual ou de desenvolvimento e suas famílias, bem como propagar, defender, reivindicar e promover os direitos e apoio, criando oportunidades para que consigam os seus projetos de vida e cidadania plena, com base em princípios de eficiência de gestão, inovação e compromisso ético.

Atualmente, a AMPROS oferece às pessoas com deficiência intelectual na Cantábria, um conjunto de 22 centros de atividades espalhados por toda a região, com uma capacidade de mais de 1.400 lugares de cuidados diretos bem como diversos programas e serviços de apoio para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Esta é promovida, gerida e executada por uma equipe composta por familiares e cuidadores de pessoas com deficiência intelectual, voluntários e mais de 300 técnicos e profissionais.

www.ampros.org

 

A CONFORM Scarl, com sede em Itália, é uma rede de organizações públicas e privadas, de instituições nacionais e com expressão internacional, universidades, agências de formação, centros de investigação e consultoria, bancárias, empresariais, associações e organização de Voluntários e de Solidariedade Internacional.

A sua missão pode ser assim resumida:

  • facilitadora e gestora de relações entre os parceiros / membros da rede nacional e internacional
  • portadora de verdadeira inovação
  • intercâmbio de conhecimentos epartilhade competências ediferentesorigens.

www.conform.it

 

O Helsinki Diaconia Institute na Finlândia é uma fundação de utilidade pública. Juntamente com as suas subsidiárias, o Instituto forma um grupo empresarial social, proporcionando uma gama de serviços sociais e de saúde, bem como de serviços educacionais (Helsinki Diakonia College).

Como especialista e líder na abordagem de questões sociais difíceis, o Helsinki Deaconess Institute confia na sua forte consciência social. Durante quase 150 anos, o Instituto Deaconess tem contribuído para a criação de novas soluções em setores da sociedade, onde, por uma razão ou outra, as pessoas estão em perigo de sair fora do alcance dos serviços.

A produção de serviços, bem como a educação e formação oferecidas refletem o enfoque da fundação em atender as necessidades dos grupos de interesses especiais. O desenvolvimento de novos modelos de operação e métodos de trabalho, bem como o teste do mesmo é completado principalmente nos projetos e na formação-diaconia orientada.

www.hdo.fi

 

A Logicearth Learning Services é um fornecedor líder de formação na Irlanda. Traz soluções de formação prática e moderna que se adapta a alunos, organizações e orçamentos. Ao utilizar o conhecimento e a experiência de seus colaboradores, dos seus parceiros, dos seus associados e de outras empresas de aprendizagem, a Logicearth trabalha para proporcionar uma mistura única de formação, tecnologias de aprendizagem e conteúdo eLearning. A empresa estabeleceu parceria com organizações afins, que também reconhecem a necessidade de oferecer soluções atraentes, práticas e de baixo custo.

www.logicearth.com

 

be_inspire.fw

SANTANDER HOSTS THE PRESENTATION OF THE RESULTS OF THE EUROPEAN PROJECT BE INSPIRED
The Palacio de la Magdalena will host next Friday, October 17, the official presentation of the work done under the project BE Inspired entrepreneurship for people with disabilities that AMPROS has participated for the past two years.
Our company will act as hostess at this meeting that a review of the work materials and the process of work that has been generated between the different partners involved will be made.

The opening and welcoming table with institutional representation give way to the opening speech by Alexandre Martinez, Vice AEDIS (Business Association for the Disabled) Chairperson of the Committee on Employment and member of the Board of FEAPS who will speak on “employment models for the integration of persons with intellectual disabilities in Spain”.

There will also be time to learn more about the case of the Speaker Cooperative. To this, Esther Muñoz, one of the cooperative and Laura Espejo, FEAPS professional support, deepen the cooperative development of social integration, which works to achieve more autonomy for all people.  http://www.altavozcooperativa.org

The final part of the day was devoted to the presentation of material for work on this project which aims to develop tools for entrepreneurship of people with intellectual disabilities in Europe.

We recall that this project, which will end next November, has been led by the Belfast Stepping Stones organization, aimed at social integration of people with intellectual disabilities, also involved other entities and universities in Ireland (Southern Regional College, LogicEarth) Finland (Helsinki Diakonia College), Italy (Conform), Portugal (APPC).

 

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SANTANDER

 santander.fw

JORNADA DE PRESENTACIÓN | PRESENTATION DAY

Fecha: 16-17 de Octubre | October, 16th-17th

Lugar: Palacio de la Magdalena | Palace of La Magdalena

Título: Presentación del BE Inspired | Presentation of the BE Inspired Project

16 Octubre | October 16th

Jornada de trabajo de los socios |  Partners work session

17 Octubre |  October 17th

09:30 h. Bienvenida e Inauguración |  Opening and welcome

Mesa con representación institucional |  Round table with institutional representatives

10:15 h. Ponencia apertura |  Opening Session

Alexandre Martínez, Vicepresidente AEDIS (Asociación Empresarial para la Discapacidad) y Presidente de la Comisión de empleo y miembro de la Junta Directiva de FEAPS.

“Modelos de empleo para la inclusión laboral de personas con discapacidad intelectual en España”.

Alexandre Martínez, Vice President of AEDIS (Business Association for the disabled) and Chairman of the Employment Committee and member of FEAPS Board of Directors. “Patterns of employment for the labor inclusion of people with intellectual disabilities in Spain”.

11:30 h. Descanso |  Break

12:45 h. Caso práctico |  Practical example

Cooperativa Altavoz (FEAPS) |  Altavoz Co-operative (FEAPS)

13:15 h. Presentación materiales de trabajo del proyecto. Stepping Stones  | Presentation of the Project working materials. Stepping Stones

14:00 h. Cierre de la jornada | The end of the meeting