fbpx

Milhares de pessoas vão brincar e juntar-se à APCC (também) para celebrar 40 anos levados muito a sério

Coimbra a BrincarUm momento de celebração dos benefícios do brincar, do seu Dia Internacional, mas também dos 40 anos de atividade da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC). Foi desta forma que a terceira edição do “Coimbra a Brincar” se apresentou hoje, dia 19 de maio, em conferência de imprensa.

«Esperamos que seja um evento que fique e que as pessoas se lembrem ao longo de todo o ano que brincar faz bem», referiu Antonino Silvestre, presidente da Direção da APCC. Após sublinhar o caráter transgeracional e gratuito das mais de 150 atividades planeadas para os dias 26, 27 e 28 de maio, Antonino Silvestre salientou ainda a coincidência de, numa altura em que celebra o seu quadragésimo aniversário, a APCC ter conseguido reunir 40 parceiros em torno de um evento que juntará milhares de pessoas em diversos pontos da cidade, como o Parque Verde, a Baixa ou a Praça da República, entre muitos outros.

O presidente da APCC falou ainda de alguns dos eventos que estão a ser preparados para assinalar o aniversário da Associação, nos quais se insere já o “Coimbra a Brincar”, como o II Seminário “Inclusão, Autodeterminação e Educação” (6 de junho), a celebração do Dia Nacional da Paralisia Cerebral, que este ano decorrerá em Coimbra (20 de outubro), ou um grande seminário internacional sobre paralisia cerebral (25 de novembro). «Somos uma instituição que vive da e para a comunidade em que está inserida», justificou.

Com o objetivo de espalhar a mensagem de que o brincar é uma fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial ao desenvolvimento, assim como à saúde física e mental, o “Coimbra a Brincar 2015” convida pessoas de todas as idades a serem os melhores em jogos tradicionais gigantes, fazerem experiências científicas, experimentarem um passeio a cavalo, assistirem a demonstrações caninas, conhecer a história da cidade de Coimbra através de atividades lúdicas, assistir à primeira mostra de cinema feito por crianças, assistirem a histórias dramatizadas e muito mais.

As inscrições podem já ser feitas no site da APCC, onde está também disponível o programa completo, que permite conhecer em detalhe cada uma das atividades planeadas e o respetivo público-alvo.

Paralelamente, decorre no Facebook o desafio #todosbrincam, através do qual a APCC lança o repto a empresas escolas e instituições para fazerem uma fotografia ou um vídeo que comprove um momento de brincadeira que envolva colaboradores, professores, clientes e/ou utentes.

A terceira edição do “Coimbra a Brincar”, organizada pela APCC, tem como parceiros a Agência de Promoção da Baixa, Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, Águas de Coimbra / Museu da Água, Associação Nacional de Intervenção Precoce, Biblioteca Municipal, CAAtivas / OCIS-FPCEUC, Câmara Municipal de Coimbra, Casa da Esquina, Castelos e Muralhas do Mondego, Centro de Apoio à Intervenção Precoce na Deficiência, Centro Universitário Manuel da Nóbrega, Clínica Dentária Inês Nina, Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, Concessionário do Parque Verde Mondego, Cruz Vermelha, Direção Regional de Cultura do Centro / Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, ESEC TV / Escola Superior de Educação de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Exploratório Infante D. Henrique, GNR, Hospital Pediátrico / Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, INEM, Instituto de Apoio à Criança, Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Jazz ao Centro Clube, João Brincalhão, Mundo a Sorrir, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu Municipal, Museu Nacional Machado de Castro / Liga dos Amigos do Museu Nacional Machado de Castro, Oficina de Psicologia, Phive, Portugal dos Pequenitos, PSP, Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica, Secção de Desportos Náuticos da Associação Académica de Coimbra, Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, SMTUC e Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde Norton de Matos / ACeS do Baixo Mondego.

Coimbra a Brincar