fbpx

Quatro mil pessoas aceitaram o desafio e pararam para brincar

Coimbra a BrincarChegou ontem ao fim mais uma edição do “Coimbra a Brincar”, a iniciativa da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) que, desde 2013, tem juntado milhares de pessoas que aceitam o desafio de parar alguns minutos (ou mais!) para brincar. Este ano, cerca de quatro mil pessoas participaram em mais de 150 atividades, destinadas a todas as idades.

O último dia do evento coincidiu com o Dia Internacional do Brincar e a brincadeira até foi à Universidade de Coimbra, onde professores, funcionários, estudantes e turistas se divertiram com alguns jogos tradicionais.

Mas, entre os dias 26 e 28 de maio, muitos outros pontos da Cidade foram sinónimo de boa disposição e diversão. Além do Parque Verde, Praça 8 de Maio, Praça da República e Universidade, onde se concentraram os principais polos, houve também iniciativas no Exploratório, no Museu Machado de Castro, no Museu da Ciência, no Parque Linear do Vale das Flores e vários outros locais.

Organizado com o propósito inicial de celebrar o Dia Internacional do Brincar, este evento pretende difundir a mensagem de que o brincar é uma fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial ao desenvolvimento, assim como à saúde física e mental.

Este ano, em que se celebram os 40 anos da APCC, foram também 40 os parceiros que se juntaram nesta iniciativa: Agência de Promoção da Baixa, Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, Águas de Coimbra / Museu da Água, Associação Nacional de Intervenção Precoce, Biblioteca Municipal, CAAtivas / OCIS-FPCEUC, Câmara Municipal de Coimbra, Casa da Esquina, Castelos e Muralhas do Mondego, Centro de Apoio à Intervenção Precoce na Deficiência, Centro Universitário Manuel da Nóbrega, Clínica Dentária Inês Nina, Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, Concessionário do Parque Verde Mondego, Cruz Vermelha, Direção Regional de Cultura do Centro / Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, ESEC TV / Escola Superior de Educação de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Exploratório Infante D. Henrique, GNR, Hospital Pediátrico / Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, INEM, Instituto de Apoio à Criança, Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Jazz ao Centro Clube, João Brincalhão, Mundo a Sorrir, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu Municipal, Museu Nacional Machado de Castro / Liga dos Amigos do Museu Nacional Machado de Castro, Oficina de Psicologia, Phive, Portugal dos Pequenitos, PSP, Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica, Secção de Desportos Náuticos da Associação Académica de Coimbra, Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, SMTUC e Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde Norton de Matos / ACeS do Baixo Mondego.

Coimbra a Brincar