fbpx

Novos voluntários europeus já chegaram e vieram da Alemanha, Bósnia, Espanha e Itália

Voluntários SVEParece que ainda ontem nos despedíamos da Johanna Lauffer, da Magdalena Krainer, da Thais Villemagne e da Anna Alfano, que, entre fevereiro e agosto, estiveram connosco na APCC, mas na verdade estávamos isso sim a dar as boas-vindas a outros quatro voluntários europeus. Porque foi precisamente ontem que aterraram em Portugal a Lisa Plank (que chega da Alemanha), o Miran Petrušić (Bósnia e Herzegovina), a Conchi Ortuño (Espanha) e a Nensi Jakovic (Itália).

Os primeiros tempos serão, para eles, de aprendizagem sobre o país, a cidade e a língua, mas em breve farão já parte do dia-a-dia da APCC, dando apoio e dinamizando atividades nas mais variadas vertentes, desde as atividades desportivas ou a hipoterapia, à adaptação de brinquedos ou às conversas com os utentes do Lar Integrado, entre muitas outras.

Na página do Facebook do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a Lisa, o Miran, a Conchi e a Nensi deram já algumas respostas sobre as suas motivações e as suas expetativas, que podem também ser lidas no Facebook da APCC.

Estes quatro voluntários, como todos os que se integram no Serviço Voluntário Europeu (que já trouxe à APCC mais de três dezenas de jovens entre os 17 e os 30 anos, de vários países), chegam a Coimbra através de associações parceiras, nomeadamente a Jugendbildungsstätte Unterfranken (Alemanha), Europe Direct-Comune di Trieste (Itália), Asociacion Mundus (Espanha) e Omladinski Centar Jajce (Bósnia). As três últimas representam novas parcerias da APCC, alargando assim o leque de possibilidades quanto à nacionalidade dos voluntários que pode receber, bem como do número de países para onde pode enviar jovens voluntários portugueses.

Isto porque, paralelamente aos voluntários europeus que acolhe, a APCC pode também enviar voluntários nacionais para outros países, dado ser uma entidade acreditada para o recrutamento de jovens portugueses para projetos de voluntariado na Europa. Neste momento, de resto, está aberto até 10 de setembro o concurso para uma vaga de seis meses em Saint-Étienne (França), para o Comité UFCV de la Loire.

Pode ficar a conhecer todas as possibilidades do voluntariado na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

Voluntários SVE