fbpx

Fazer voluntariado na APCC: como e porquê

VoluntariadoO voluntariado encontra-se intimamente ligado à história da APCC: desde o início que a instituição é feita (também) por pessoas que, dando um pouco de si e do seu tempo, cumprem um desejo de serem úteis, ajudando de forma desinteressada e responsável.

Mas o voluntariado é também uma forma de receber: permite a participação cívica, reforça os laços de solidariedade, cria oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento de competências e potencia a socialização. Através do contacto com pessoas com experiências, idades, nacionalidades e formas de vida muito diferentes, permite que se viva uma experiência marcante e compensadora.

O voluntariado na APCC está aberto à comunidade em geral, nomeadamente a jovens maiores de 17 anos, pessoas no ativo, estudantes, desempregados e reformados. Para se juntar a nós, envie-nos uma mensagem para voluntariado@apc-coimbra.pt para marcar uma conversa. Vamos explicar-lhe o que é a APCC e o trabalho que desenvolve e tentar perceber os seus interesses, motivações e expetativas. No final, se quiser mesmo fazer voluntariado connosco, só tem de preencher uma ficha de inscrição.

Durante o ano, os nossos voluntários são chamados a colaborar em atividades semanais e atividades pontuais. As primeiras podem ser ajudar o educador de infância, brincar no recreio com as crianças, dar apoio em sessões de hipoterapia ou hidroterapia, colaborar na adaptação ou construção de brinquedos adaptados, dar suporte em atividades desportivas ou conversar com os residentes do Lar Integrado, entre outras. As segundas serão sobretudo atividades de apoio na Quinta Pedagógica “O Caracol” e no nosso centro hípico, nas saídas ao exterior da Escola e Jardim de Infância e em atividades do Departamento de Educação Física e Desporto.

Mais informações sobre o voluntariado na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

Voluntariado