fbpx

APCC juntou voluntários europeus vindos de todo o País e eles deram sorrisos e cartas de amor a Coimbra

Um grupo de jovens de sete países europeus, atualmente voluntários em instituições portuguesas, estiveram juntos ontem em Coimbra, num evento promovido pela APCC, mas que fizeram questão de abrir a toda a cidade e aos seus habitantes.

Assim, e depois de uma manhã passada no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, em que realizaram diversos jogos e um convívio com colaboradores e utentes da APCC, estes voluntários partiram à descoberta de alguns dos locais mais emblemáticos de Coimbra, levando com eles para distribuir muitos abraços grátis e cartas de amor.

Primeiro na Baixa e depois na Praça da República e na Alta universitária, apresentaram-se a quem passava e conseguiram provocar muitos sorrisos e gargalhadas, sem que a língua ou o mau tempo chegassem a constituir barreira alguma. O dia terminou com um jantar e convívio intercultural dos voluntários europeus.

Este “Dia de Pronoia” – um conceito segundo o qual se acredita que o mundo inteiro conspira em nosso favor – juntou voluntários entre os 17 e os 30 anos, que chegaram a Portugal vindos de Espanha, Alemanha, Turquia, Polónia, Bulgária, Bélgica e Dinamarca. A dinamização foi dos voluntários europeus (projeto SVE 2015-1-PT02-KA105-002284) que a APCC acolhe desde agosto do ano passado: Conchi Ortuño, Lisa Plank, Nensi Jakovic e Miran Petrusic.

Todos estes jovens escolheram realizar um período de voluntariado em Portugal, integrados no Serviço Voluntário Europeu, ao abrigo do programa Erasmus +, Juventude em Ação. Na APCC, este projeto designa-se por “Holding Hands With Other Abilities” e, desde o seu início, já acolheu cerca de três dezenas de participantes, de vários países europeus.

Mais informação sobre o Serviço Voluntário Europeu e a oportunidade de fazer um período de voluntariado no estrangeiro, com o apoio da APCC, em www.apc-coimbra.org.pt/?p=3708.

Tudo sobre esta e outras possibilidades do voluntariado na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

160119_APCC_DiaPronoia_02

160119_APCC_DiaPronoia_03