fbpx

Join4Change: APCC participa em troca internacional de experiências sobre voluntariado

Esta semana, as melhores práticas no voluntariado estiveram no centro das atenções na APCC, com a organização e participação em diversas iniciativas no âmbito do projeto internacional Join4Change.

Esta iniciativa reúne organizações da sociedade civil de Portugal e da Noruega, interessadas em melhorar a sua intervenção na área do voluntariado, através da qualificação dos seus agentes, da disponibilização de recursos online e do incentivo à partilha de experiências.

Foi neste contexto que decorreu, na manhã do dia 23 de fevereiro, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, um workshop sobre boas práticas no voluntariado, com representantes da APCC, Activar – Associação de Cooperação da Lousa, ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, ADIP – Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares, APPDA Viseu – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, ATLAS – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento e ISU – Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária.

No dia 25 de fevereiro, a APCC recebeu uma comitiva da Associação Norueguesa de Paralisia Cerebral (Cerebral Parese-foreningen), que visitou a Quinta da Conraria e o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, tendo ficado a conhecer algumas das instalações e das pessoas que fazem o quotidiano da Associação. Esta foi uma oportunidade para comparar as realidades não só de ambas as organizações, mas de ambos os países, bem como de conhecer e dar a conhecer experiências práticas com programas de voluntariado.

Já hoje, dia 26 de fevereiro, a APCC estará representada por Teresa Paiva (diretora técnica do Centro de Reabilitação e membro da Direção) no Seminário Internacional Spread for Change – Partilha de Boas Práticas em Gestão de Programas de Voluntariado, que decorrerá em Lisboa. Este evento marca o encerramento do projeto Join4Change, com a intervenção da APCC a surgir no painel ‘Que competência promover através do voluntariado?’

Iniciado em Março de 2014, o projeto Join4Change faz parte do Programa de Cidadania Ativa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Um dos seus objetivos principais é capacitar as organizações da sociedade civil para a mobilização e gestão de voluntários, através de ações para o desenvolvimento de competências sociais, pessoais e relacionais de dirigentes e colaboradores com funções de coordenação e liderança, e da partilha de boas práticas, potenciando a criação de novas sinergias.

Se quer saber mais sobre o voluntariado na APCC, pode consultar a página do Gabinete de Voluntariado.

160226_APCC_Join4Change_02