fbpx

Há duas vagas para voluntários portugueses com motivação e criatividade à espera na Bélgica

A APCC e o centro de reabilitação belga De Heide procuram dois jovens entre os 17 e 30 anos, para realizar um período de voluntariado de dez meses em Gent, na Bélgica. Há muitas razões para não deixar escapar esta oportunidade, desde logo a duração, mais longa do que o meio ano que é mais habitual em situações deste género. Por outro lado, fruto de uma parceria entre a APCC e a organização de acolhimento, todo o processo é muito mais rápido e simples.

As duas vagas existentes têm âmbitos distintos: a primeira é focada em atividades que visam ajudar os utentes do De Heide a participar em atividades diárias, com o objetivo de estimular e desenvolver as suas competências no âmbito do trabalho manual, enquanto que a segunda aponta para o assumir de responsabilidades no desenvolvimento de produtos, em conjunto com os utentes.

Em termos concretos, o(a) voluntário(a) escolhido(a) para a primeira vaga dinamizará um serviço de lavagem de roupa, workshops de carpintaria, etc. Procura-se, por isso, alguém que tenha gosto em ajudar e apoiar pessoas com dificuldades e/ou deficiência e que possa trazer entusiasmo para as atividades diárias.

Ao voluntário(a) selecionado(a) para a segunda vaga caberá criar uma dinâmica “empresarial” no âmbito do centro da reabilitação, com o objetivo de desenvolver novos produtos e/ou artesanato criados pelos clientes, para vender durante os eventos anuais da organização. Deve ser criativo(a) e inovador(a), ter gosto em artes manuais, conseguir pensar ‘fora da caixa’ e desenvolver as capacidades dos utentes.

Para se candidatarem a esta oportunidade, os interessados deverão inscrever-se como voluntários de envio junto do Gabinete de Voluntariado da APCC, o mais rapidamente possível. Para dar início a este processo, basta contactar o Gabinete através do mail voluntariado@apc-coimbra.pt.

 

Ficha do projeto

Organização: De Heide, Centro de Reabilitação
Local: Gent, Bélgica
Datas: 01/09/2016 a 01/07/2016
Temas: interculturalidade, trabalho manual, deficiência

Perfil dos(as) voluntários(as): Devem ter entre 17 e 30 anos, motivação pela missão do projeto, serem autónomos(as), criativos(as), ter vontade de aprender a trabalhar com pessoas com deficiência ou dificuldades e conseguir trabalhar sozinhos tal como em equipa. Devem possuir conhecimentos básicos para comunicar em inglês, ter boa capacidade de comunicação e trabalho em equipa e conseguir trabalhar em vários projetos sem medo de falhar. Devem possuir capacidades de organização para dinamizar workshops e atividades.

Condições: São assegurados alojamento, alimentação, transportes, dinheiro de bolso, seguro, suporte linguístico e viagens de ida e volta entre Portugal e a Bélgica.