fbpx

José Costa a caminho do seu primeiro Europeu de Natação com recordes na mala

O nadador José Costa já está na Madeira, onde vai participar no Campeonato da Europa de Natação Adaptada 2016, que decorrerá no Funchal entre os dias 30 de abril 7 de maio. O atleta da APCC competirá nas provas de 50, 100 e 200 metros livres e 100 metros bruços, naquela que será a sua primeira participação numa prova continental.

E as expetativas não poderiam não poderiam ser melhores, pois na última prova em que participou José Costa mostrou que está a nadar mais rápido do que nunca: no Torneio Especialistas Turbo-ANNP (disputado a 23 e 24 de abril, na Póvoa de Varzim), melhorou o seu próprio recorde nacional nos 50 metros livres e estabeleceu um novo máximo de Portugal para os 200 livres.

José António Costa nasceu em Viseu há 31 anos e reside atualmente em Coimbra, no Lar Residencial da APCC, na Quinta da Conraria. Começou a nadar apenas aos 19 anos, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, mas o que era inicialmente uma atividade de fisioterapia depressa se converteu numa paixão. Toni – como é conhecido por todos – é um dos melhores nadadores portugueses da sua categoria (atualmente compete em S5) e detém os recordes nacionais de 50 e 200 metros livres em S5 e 100 metros bruços em SB4. Será o primeiro nadador masculino da APCC a participar numa competição internacional.

No Campeonato da Europa de Natação Adaptada, Portugal vai estar representado por 16 nadadores (12 masculinos e quatro femininos), a maior comitiva nacional a competir em Europeus e Mundiais de natação adaptada. A prova reunirá cerca de 500 atletas em representação de cerca de 50 países, sendo aberta a participantes de outros continentes, visto ser o último grande evento para obtenção de mínimos para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

A natação é uma das atividades na água desenvolvidas pela APCC e que incluem a adaptação ao meio aquático, a aprendizagem, a manutenção ou o treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.