fbpx

Mobilidade internacional: desta vez, o “Chá das Seis” andou pela Europa

Em 2016, o “Chá das Seis” vai propor diversos olhares para fora e a segunda sessão neste novo modelo foi mesmo muito longe e viajou um pouco por toda a Europa. Ontem (17 de maio), o Centro de Reabilitação da APCC recebeu Rita Antunes e Telma Henriques, da ESN-Erasmus Student Network, para uma conversa em torno do voluntariado europeu e outras oportunidades do programa Erasmus+.

Na assistência, colaboradores e voluntários da APCC receberam com particular curiosidade a apresentação sobre o ExchangeAbility. Este programa pretende promover a igualdade de oportunidades para que estudantes portadores de deficiência possam ter condições de aprendizagem e de desenvolvimento profissional que lhes possibilitem uma maior participação em projetos de mobilidade internacional: atualmente, representam apenas 0,15% dos estudantes que fazem mobilidade.

Telma Henriques, que coordena localmente o ExchangeAbility – e que é também voluntária da APCC há já três anos – explicou que este trabalho é feito a dois níveis: em ações junto de pessoas com deficiência, nomeadamente ao nível da informação; e em ações com toda a população, no sentido da mudança de mentalidades quanto à forma como a deficiência é ainda encarada.

A Rita Antunes coube apresentar o programa de que é coordenadora local, o Mov’in Europe, que visa promover a aprendizagem através da mobilidade internacional, incentivando os jovens a terem uma atitude pró-ativa face ao seu futuro. Através de iniciativas como a Semana da Mobilidade, o núcleo de Coimbra da ESN procura cumprir o objetivo deste programa de mostrar a mobilidade como um possível estilo de vida.

A oportunidade serviu ainda para uma primeira abordagem a possíveis colaborações entre a APCC e a ESN, ao nível do voluntariado internacional.  Neste âmbito, a APCC desenvolve o programa “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até Coimbra mais de três dezenas de jovens de vários países, mas envia também voluntários nacionais para outros países.

A Erasmus Student Network é uma organização internacional de atuais e antigos estudantes, formada e gerida por voluntários. Apoia estudantes em programas de mobilidade a vários níveis, desde informação à integração social. Em Coimbra, na Casa da Lusofonia, funciona uma das cerca de 500 secções existentes.

O “Chá das Seis” é uma iniciativa do Gabinete de Voluntariado, que tem como objetivo proporcionar a partilha de experiências, partindo da comunidade da APCC. Regularmente, e em torno de um tema diferente em cada sessão, há espaço para histórias, troca de experiências e doses generosas de boa disposição e outras emoções.