fbpx

Desporto para todos foi mote de iniciativa que contou com a participação da APCC

Todos pelo desporto para Todos“Todos pelo Desporto para Todos” foi a iniciativa que, nos dias 24 e 25 de junho, juntou em Montemor-o-Velho diversos atletas, treinadores e instituições da região Centro, com o objetivo de permitir a prática de várias modalidades de desporto adaptado e alargar conhecimentos nesta área. Como não podia deixar de ser, a APCC marcou presença, com os utentes Ana Carolina Sousa, Bárbara Gomes, Carolina Lourenço, Joel Pereira, Ruben Santos e Rui Boaventura.

As modalidades demonstradas, algumas das quais foram experimentadas pelos nossos atletas pela primeira vez, foram o atletismo (slalom, lançamento em altura, lançamento de precisão, lançamento em distância, kick ball, corrida em cadeira de rodas, bola medicinal, club, lançamento de peso e tricicleta), handbyke, remo, canoagem, surf e ciclismo.

O programa incluiu tanto a componente teórica como a componente prática e contemplou ainda um colóquio sobre desporto adaptado.

O projeto “Todos pelo Desporto para Todos” é desenvolvido pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, tendo tido início em 2015. Os eventos são de participação gratuita e dirigidos a pessoas portadoras de deficiência, professores, técnicos, terapeutas, treinadores, atletas e estudantes, tendo a iniciativa do passado fim de semana decorrido no Centro Náutico – Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

A APCC é pioneiro no desenvolvimento do desporto para as pessoas com deficiência em Portugal. O Departamento de Educação Física e Desporto foi criado em 1982 e mobiliza atualmente mais de uma centena de atletas na prática de diversas modalidades, como o boccia, a natação, o futebol em cadeira de rodas elétrica e muitas outras. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.

Todos pelo desporto para Todos