fbpx

APCC apresentou Bocciateca a instituições da região

Workshop BocciatecaTécnicos e professores de instituições de solidariedade social da região de Coimbra participaram ontem (30 de junho) num workshop de apresentação do projeto de criação da primeira bocciateca do país, dinamizado pela APCC.

A sessão decorreu no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e permitiu tomar contacto não só com o projeto, mas também com algumas regras e conceitos da própria modalidade e em particular da vertente de boccia sénior. Além de uma explicação breve sobre as regras e os fundamentos do jogo, foram ainda dinamizados alguns encontros entre os participantes.

O objetivo é que estes colaboradores sejam agora ‘embaixadores’ da Bocciateca da APCC junto dos responsáveis e dos utentes de cada uma das suas instituições, promovendo o boccia sénior enquanto prática desportiva adequada às expetativas e necessidades dos idosos, promovendo dessa forma a socialização, inclusão e a qualidade de vida.

Dirigida a seniores e a pessoas com deficiência e/ou incapacidade, a Bocciatecca tem uma abordagem intergeracional, envolvendo também voluntários da APCC e estudantes do Ensino Superior. No workshop de ontem participaram também, de resto, duas jovens europeias que se encontram neste momento a realizar um período de voluntariado na Associação, ao abrigo do projeto “Holding Hands With Other Abilities”.

A Bocciateca da APCC é um centro de recursos onde são disponibilizados equipamentos desportivos e materiais relacionados com o boccia para utilização pela comunidade. O projeto prevê ainda a criação de um programa estruturado para a prática da modalidade, aliando atividades desportivas, de lazer e de competição, em parceria com outras entidades.

Este projeto foi um dos distinguidos na terceira edição do Prémio BPI Seniores (cuja entrega de galardões decorreu em outubro de 2015), que reconhece e apoia projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos.

O boccia é uma das modalidades desportivas praticadas na APCC, no âmbito do Departamento de Educação Física e Desporto, tendo sido introduzido em Portugal em 1993, durante um curso organizado pela Associação. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.

Workshop Bocciateca