fbpx

Sabia que a Bocciateca da APCC o ajuda a implementar o boccia sénior na sua instituição?

BocciatecaA Boacciateca da APCC é um centro de recursos para a prática desportiva do boccia, dirigido a seniores com ou sem deficiência. Dispõe, por isso, de diversos conjuntos de jogos para facultar a instituições interessadas em iniciar a prática do boccia sénior nas suas próprias instalações e posteriormente participar em encontros inter-instituições.

O boccia sénior é uma modalidade desportiva com grandes benefícios para os seus praticantes. Além de contribuir para manter um estilo de vida ativo, permite conservar a capacidade funcional e autonomia física, bem como melhorar a mobilidade articular, a força muscular e a motricidade fina. Tem também vantagens ao nível da capacidade de concentração, do equilíbrio, da coordenação motora e da própria capacidade intelectual.

A prática do boccia por idosos promove ainda uma competição saudável que permite aumentar a sensação de bem-estar e autoestima e combater o isolamento e inícios de depressão, sendo um desporto simples de aprender.

As instituições interessadas em fomentar prática do boccia sénior entre os seus utentes e nas suas dependências podem contactar a Bocciateca (através do mail desporto@apc-coimbra.pt)  para o empréstimo de equipamentos desportivos e materiais relacionados com a modalidade, bem como outro tipo de apoio/formação que possa ser necessário.

O projeto envolve ainda a criação de um programa estruturado para a prática da modalidade, aliando atividades desportivas, de lazer e de competição, em parceria com outras entidades.

A Bocciateca da APCC foi um dos projetos distinguidos na edição de 2015 do Prémio BPI Seniores, que reconhece e apoia iniciativas que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos.

O boccia é uma das modalidades desportivas praticadas na APCC, no âmbito do Departamento de Educação Física e Desporto, tendo sido introduzido em Portugal em 1993, durante um curso organizado pela Associação. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.