fbpx

I Encontro de Organizações Acreditadas SVE contou com a participação da APCC

I Encontro Organizações Acreditadas SVEPela primeira vez, as organizações portuguesas acreditadas para Serviço Voluntário Europeu (SVE) reuniram-se num encontro nacional, e é claro que a APCC não podia deixar de marcar presença. A iniciativa decorreu em Braga, nos dias 21 e 22 de julho, e foi organizada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Participaram dirigentes de instituições, tutores e mentores de projetos SVE, com a apresentação da APCC a ficar a cargo de Teresa Paiva, membro da Direção com o pelouro do voluntariado. A ocasião foi aproveitada para dar a conhecer o trabalho realizado pela Associação e, em particular, aquele que, desde 2009, se desenvolve na área do voluntariado de e para países europeus.

É neste âmbito que se desenvolve o programa “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até Coimbra mais de três dezenas de jovens entre os 17 e os 30 anos, de vários países. Mas a APCC também envia jovens portugueses para projetos de voluntariado em países como a Alemanha, Áustria, Croácia, Bulgária, entre outros.

Neste momento, por exemplo, estão em aberto duas vagas para um período de dez meses na Bélgica (podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?p=4597).

O I Encontro de Organizações Acreditadas SVE teve como objetivos a partilha de boas práticas, a capacitação de líderes e de organizações para a gestão dos projetos de SVE, a criação de redes de contacto e a potenciação de projetos entre organizações. Foi uma de várias iniciativas com que, ao longo de 2016, têm vindo a ser celebrados os 20 anos de Serviço Voluntário Europeu.

Pode ficar a conhecer todas as possibilidades do voluntariado na APCC – nacional e europeu – na página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

I Encontro Organizações Acreditadas SVE