fbpx

Voluntários europeus da APCC participaram no Acampamento 20 Anos SVE

Acampamento 20 Anos SVEOs quatro voluntários europeus que, desde junho, se juntaram à APCC não têm parado um minuto. Desta vez, três deles (a Carlotta Beoletto, a Katharina Bux e o Luca Rosania) participaram no Acampamento 20 Anos SVE, que se realizou em Amarante entre 28 e 31 de julho, e ajudaram dessa forma a celebrar duas décadas de Serviço Voluntário Europeu.

E complicado é enumerar todas as atividades em que eles se envolveram: workshops de circo, kayak no rio Tâmega e golf de montanha, concertos, festas na piscina e uma caminhada de 12 quilómetros. Foi uma bela oportunidade para conviver com outros 47 jovens voluntários de vários países da Europa que também se encontram, neste momento, a cumprir os seus projetos de SVE em várias cidades portuguesas.

A Carlotta (Itália), a Katharina (Alemanha) o Luca (Bélgica) e a Katharina Zvetolec (Áustria) integram o projeto SVE 2016-1-PT02-KA105-003107, Erasmus + Juventude em Ação. É no âmbito deste programa europeu que a APCC desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até à instituição mais de três dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos.

Mas a APCC também envia jovens portugueses para projetos de voluntariado em países como a Alemanha, Áustria, Croácia, Bulgária, entre outros. Neste momento, por exemplo, estão em aberto duas vagas para um período de dez meses na Bélgica (pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?p=4597).

O Acampamento 20 Anos SVE foi organizado pela Casa da Juventude de Amarante, em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação. Coincidiu ainda com o Festival Há Fest! e com o intercâmbio de jovens Touch: on the Road with Erasmus+ Circus Tour.

Pode ficar a conhecer todas as possibilidades do voluntariado na APCC – nacional e europeu – na página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

Acampamento 20 Anos SVE