fbpx

Homenagens em dose dupla para António Marques, no Dia Nacional da Paralisia Cerebral

161017_apcc_homenagensantoniomarques_thumbO Dia Nacional da Paralisia Cerebral volta a assinalar-se a 20 de outubro e, na APCC, esse dia será também especial pela homenagem ao atleta António Marques. A decisão, tomada em reunião da Direção no final do passado mês de setembro, pretende reconhecer a carreira, a dedicação e o esforço daquele que é o praticante mundial de boccia com mais medalhas paralímpicas.

A cerimónia terá lugar no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, pelas 15H00, e servirá também para celebrar a medalha de bronze conquistada nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (enquanto membro da equipa BC1/BC2), onde Marques representou a instituição e o país pela sétima vez numa paralimpíada.

Mas esta não será a única homenagem ao atleta da APCC a ter lugar neste dia: pelas 11H30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, também o Município de Coimbra prestará tributo a António Marques.

Recorde-se que, já em maio deste ano, a Câmara Municipal havia destacado o desportista, numa cerimónia de reconhecimento do mérito dos participantes olímpicos e paralímpicos originários de Coimbra ou representantes dos seus clubes e instituições. Na ocasião, foram também distinguidos outros atletas da APCC, nomeadamente Teresa Vendeiro (boccia), Carlos Alves, Rui Daniel Oliveira (futebol de 7) e Reinaldo Pereira (atletismo), além do técnico Emílio Conceição.

Refira-se ainda que também a Câmara Municipal de Penacova, concelho de que é originário António Marques (nasceu em Aveleira), aprovou no mês passado um voto de reconhecimento ao mérito desportivo do atleta da APCC.

António Marques tem 52 anos e é o praticante mundial de boccia que há mais tempo compete em provas internacionais. Detém oito medalhas em Jogos Paralímpicos, sete na modalidade de boccia e uma no atletismo (lançamento de precisão). É utente da APCC desde os 14 anos e foi na instituição que se iniciou no desporto.

A APCC é, aliás, pioneira no desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência em Portugal. O boccia, por exemplo, foi introduzido no nosso país durante um curso organizado pela Associação e desde 1984 que a atletas da APCC participam regularmente em competições nacionais da modalidade, tendo conquistado já mais de 30 títulos. Pode saber mais sobre a modalidade e a sua prática na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.

161017_apcc_homenagensantoniomarques