fbpx

A ‘casa’ que acolhe António Marques há quase quatro décadas homenageou o seu percurso e dedicação

161021_apcc_homenagemantoniomarques_thumbDesde ontem (20 de outubro), a carreira e o mérito do atleta António Marques estão perpetuados no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, sede da APCC, instituição de que é utente desde os 14 anos e onde iniciou a prática desportiva.

O descerramento de uma placa que enaltece os feitos do mais medalhado atleta paralímpico de boccia foi o ponto alto de uma cerimónia de homenagem onde estiveram presentes muitos colegas e amigos do desportista, dirigentes e colaboradores da APCC, representantes de entidades locais e regionais e os presidentes do Comité Paralímpico de Portugal, da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto e da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas Com Deficiência.

António Marques, que conquistou recentemente no Rio de Janeiro a sua oitava medalha em Jogos Paralímpicos (sete no boccia e uma no atletismo), agradeceu o tributo que lhe foi prestado e deixou uma promessa: «Muito obrigado a todos na APCC. E enquanto tiver força, vou continuar a lutar!»

Antes, já Antonino Silvestre, presidente da Direção da Associação, havia destacado o percurso do atleta, sublinhando que ele «levou os nomes da APCC, de Coimbra e de Portugal aos quatros cantos do mundo e, ainda mais do que os resultados conseguidos, essa é a marca que ficará».

Quase a completar 53 anos, António Marques é o praticante mundial de boccia que há mais tempo compete em provas internacionais, merecendo destaque as sete edições de Jogos Paralímpicos em que já participou (Seul 1988, Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Rio 2016).

Com esta homenagem, a APCC assinala ainda a importância do desporto na sua atividade enquanto instituição que promove a inclusão social de pessoas com deficiência e/ou incapacidade. Pioneira no desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência em Portugal, concilia a iniciação à prática desportiva e o desporto para todos com o desporto de alta competição, com vários atletas a competirem regularmente em provas nacionais e internacionais. Pode saber mais sobre o desporto na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.

Além do tributo da APCC, António Marques foi ontem também homenageado pela Câmara Municipal de Coimbra, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre e foi presidida pelo presidente do Município, Manuel Machado. Refira-se ainda que também a Câmara Municipal de Penacova, concelho de que é originário António Marques (nasceu em Aveleira), aprovou no passado mês de setembro um voto de reconhecimento ao mérito desportivo do atleta.

161021_apcc_homenagemantoniomarques