fbpx

Um Dia Internacional dos Voluntários em grande: APCC recebeu Selo de Qualidade Join4Change

161206_apcc_seloqualidadejoin4change_thumbA APCC é, desde ontem, uma instituição com o Selo Prestígio de Qualidade em Voluntariado Join4Change, que reconhece as boas práticas da Associação na gestão de programas de voluntariado. O certificado foi entregue durante a cerimónia de comemoração do Dia Internacional dos Voluntários, realizada no Museu Lisboa, e foi recebido por Teresa Paiva, membro da Direção responsável por esta área.

A atribuição desta distinção representa, por um lado, um bom indicador para pessoas interessadas em fazer voluntariado na APCC e, por outro, fortalece a credibilidade externa da instituição junto de possíveis parceiros. O Selo de Qualidade Join4Change vem permitir distinguir entre as entidades que oferecem programas de voluntariado, destacando as que são, efetivamente, bons exemplos nesta área.

A APCC é uma das instituições pioneiras na implementação deste Selo de Qualidade, tendo sido convidada a participar no projeto-piloto que, a partir de agora, dará lugar a uma disseminação mais alargada. Organizações da sociedade civil, empresas e entidades públicas que promovem projetos ou ações de voluntariado podem candidatar-se a este reconhecimento, atribuído pela Confederação Portuguesa do Voluntariado.

O Selo de Qualidade Join4Change é mais uma iniciativa do projeto internacional com o mesmo nome, que conta com a participação da APCC e que tem como objetivo capacitar as organizações da sociedade civil para a mobilização e gestão de voluntários, através de ações para o desenvolvimento de competências e da partilha de boas práticas, potenciando a criação de novas sinergias.

Na APCC, são desenvolvidos dois programas de voluntariado: “Vontades Solidárias” e “Holding Hands With Other Abilities”.

O primeiro é dirigido a voluntários nacionais, que são chamados a colaborar em atividades semanais e atividades pontuais, que podem ir de ajudar o educador de infância ou dar apoio em sessões de hipoterapia a conversar com os residentes do Lar Integrado ou apoiar as iniciativas da Quinta Pedagógica “O Caracol”.

O segundo é dedicado ao voluntariado europeu e já permitiu à APCC receber mais de três dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos, de vários países europeus, e colocar mais de uma dezena de jovens portugueses em projetos no estrangeiro. Um trabalho que, já este ano, foi reconhecido com a atribuição de um Prémio Boas Práticas Erasmus + em Portugal.

Se quer saber mais sobre as hipóteses de voluntariado na APCC, pode consultar a página do Gabinete de Voluntariado.

161206_apcc_seloqualidadejoin4change_01

161206_apcc_seloqualidadejoin4change_02