fbpx

APCC Coimbra Power Soccer Club deu ‘aula’ na Escola Martim de Freitas

161207_apcc_powersoccer-martimfreitas_thumbOs jogadores do APCC Coimbra Power Soccer Club, a equipa de futebol em cadeira de rodas elétrica da APCC, estão mais do que habituados a remates colocados, desarmes em esforço, desmarcações perfeitas, roubos de bola cirúrgicos e, claro, a muitos golos. Mas na passada sexta-feira (2 de dezembro), puderam mostrar toda a sua paixão pelo desporto a um novo grupo de espectadores.

Isto porque fizeram uma demonstração na EB 2,3 Martim de Freitas, dando a conhecer as suas regras, algumas táticas e, sobretudo, um pouco da emoção que ela pode proporcionar. E como o melhor é mesmo praticar, os alunos ainda tiveram a oportunidade de eles próprios experimentarem esta modalidade.

O APCC Coimbra Power Soccer Club foi criado em 2003, sendo a primeira e atualmente única equipa de futebol em cadeira de rodas elétrica nacional. Já disputou dois campeonatos do mundo (Japão 2007 e França 2011) em representação de Portugal e atualmente tenta promover esta mobilidade de forma a motivar o aparecimento de outros projetos, com vista à criação de um futuro campeonato.

O futebol em cadeira de rodas elétrica é uma modalidade com regras semelhantes às do futebol ou do futsal, mas sendo disputado por quatro jogadores de ambos os sexos e num campo de jogo com as dimensões de um campo de basquetebol. Além das qualidades desportivas, promove também uma série de outros elementos muito importantes fora do campo, como a condução da cadeira, o desenvolvimento do espírito de grupo e a criação de relações de amizade.

É uma das várias modalidades desportivas praticadas na APCC, como o boccia, a tricicleta ou a natação. O trabalho realizado tem sempre em conta a importância da prática desportiva a nível motor, cognitivo e social. Além disso, atletas da Associação competem regularmente em provas nacionais e internacionais. Pode saber mais sobre o Departamento de Educação Física e Desporto em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.

161207_apcc_powersoccer-martimfreitas