fbpx

António Marques distinguido com a Medalha Paralímpica na I Gala do Comité Paralímpico de Portugal

António Marques, o consagrado jogador de boccia da APCC, foi um dos galardoados com a Medalha Paralímpica durante a I Gala do Comité Paralímpico de Portugal, que se realizou ontem em Lisboa. Foi mais uma distinção que vem encerrar um ano de ouro para o atleta, em que conquistou quatro medalhas internacionais em representação de Portugal, uma delas enquanto membro da equipa BC1/BC2 que chegou ao bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Por estes triunfos e pela sua carreira, António Marques foi também colecionando diversas honras em 2016: foi agraciado pelo Presidente da República com o título de Comendador da Ordem do Mérito, recebeu o Prémio Mérito Desportivo da Confederação do Desporto de Portugal (em ambos os casos, conjuntamente com os demais medalhados no Brasil), foi homenageado pela própria APCC e pela Câmara Municipal de Coimbra e distinguido com o Prémio Desporto As Beiras na categoria de Desporto Adaptado.

Este foi ainda o ano em que disputou um Campeonato do Mundo (chegando aos oitavos de final na vertente individual) e em que se sagrou vice-campeão nacional e campeão regional, tanto individualmente como por equipas.

Na I Gala do Comité Paralímpico, António Marques esteve também em destaque por ter sido o protagonista da reportagem vencedora do Prémio Jornalismo Desportivo. A peça em causa, da autoria do jornalista Álvaro Coimbra e do repórter de imagem Paulo Oliveira, foi exibida pela RTP em setembro deste ano, pouco antes do início dos Jogos Paralímpicos, e mostrava um pouco da vida do atleta, entre os treinos na APCC e o regresso à sua terra natal de Aveleira, concelho de Penacova.

António Marques é o praticante mundial de boccia com mais medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos: sete naquela modalidade e uma no atletismo. Do seu currículo constam ainda cinco medalhas em Campeonatos do Mundo, seis em Campeonatos da Europa e diversos títulos nacionais. Conquistas que se juntam a outros feitos, como o ‘estatuto’ de jogador que há mais tempo compete em provas internacionais de boccia.

A Gala do Comité Paralímpico de Portugal, que passará a realizar-se anualmente, tem como objetivo reconhecer pessoas e entidades que se tenham destacado pelas suas ações em prol do movimento paralímpico e surdolímpico, pelos seus destacados resultados desportivos ou pelos seus especiais contributos àqueles movimentos e ao desporto.

O boccia, uma das mais destacadas modalidades praticadas por pessoas com deficiência, foi introduzido em Portugal num curso organizado pela APCC, em 1983, e desde o ano seguinte que atletas da Associação participam regularmente em competições nacionais e internacionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.

Foto: © Comité Paralímpico de Portugal / Pedro Barata