fbpx

Colaboradores e utentes da APCC puderam assistir em exclusivo à ante-estreia de “Mudo”

170130_APCC_Mudo-AnteEstreias_thumbFoi há pouco mais de dois meses que, numa casa da Quinta da Conraria transformada em estúdio de cinema, colaboradores e utentes da APCC iniciaram a rodagem de “Mudo”. E no final da passada semana, juntaram-se a outros colaboradores e utentes (e também às crianças do Jardim de Infância) para uma série de sessões de ante-estreia daquela curta-metragem.

Estas exibições exclusivas decorreram na Quinta da Conraria e no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, respetivamente nos dias 26 e 27 de janeiro, e foram uma primeira oportunidade para apresentar o trabalho realizado. Além do filme em si, foram também mostrados diversos elementos cenográficos e a maquete da cidade onde decorre a ação, todos construídos em cartão e com recurso a material de desperdício.

A produção da APCC – um filme mudo, a preto-e-branco, que cruza a linguagem deste tipo de cinema com a do cinema de animação – terá agora, em data a anunciar, uma sessão de estreia aberta ao público. “Mudo” é uma curta-metragem sobre a mudança, que leva os espectadores a entrar numa cidade sem localização particular e que pode ou não ser de brincar. Aqui se assiste ao desenrolar de uma história em que a personagem central é um músico e as relações que este estabelece com os outros habitantes do seu prédio.

O filme teve realização, edição, encenação, cenografia e banda sonora da responsabilidade dos professores Adriana Campos, Mariana Nunes, Paulo Ferreira e Paulo Jacob e os atores são utentes da APCC, membros dos grupos de teatro Sala T e Teatro Estúdio.

O projeto “Mudo” é apoiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, através do Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2016.

Enquanto instituição que fomenta a inclusão social, a APCC desenvolve diversas atividades ligadas ao campo artístico, em áreas como a expressão plástica, expressão musical ou expressão dramática. Pode saber mais sobre esta vertente do trabalho da Associação na página do Centro de Atividades Ocupacionais.

170130_APCC_Mudo-AnteEstreias