fbpx

O quarto ‘mosqueteiro’ e uma visita inesperada: foi assim o Lanche Intercultural de receção aos novos voluntários europeus

A última vez que houve um Lanche Intercultural na APCC foi em novembro do ano passado, quando nos despedimos dos voluntários europeus que terminavam nessa altura o período de seis meses que passaram na Associação. Agora que um novo grupo chegou, voltámos a juntar-nos no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, em volta de bolos, chá e sumos, mas para começarmos a conhecer-nos melhor.

Foi ontem (20 de fevereiro) que demos as boas-vindas à Claire Bonnefoy (que chega de França), à Jelena Radojevic (Sérvia) e à Mari Chilingarashvilii (Geórgia, uma estreia), que já ‘conhecíamos’ das suas apresentações na página de Facebook do projeto “Holding Hands With Other Abilities”. Mas, ao bom estilo dos Três Mosqueteiros – que na verdade eram quatro – recebemos ainda um outro voluntário, o Julien Michaud (também de França).

E ainda houve uma inesperada e fantástica surpresa, com o Luca Rosania, que fez parte do último grupo de voluntários e regressou entretanto a Coimbra, a fazer-nos uma visita! Foi uma pequena amostra do que espera aqueles quatro jovens: seis meses de muitos sorrisos e emoções. Para já, nos primeiros tempos, ficarão a conhecer a APCC – o Centro, a Quinta da Conraria e aas unidades residenciais –, sendo depois integrados nas atividades quotidianas da Associação, além de poderem também desenvolver os seus próprios projetos.

A Claire Bonnefoy, a Jelena Radojevic, o Julien Michaud e a Mari Chilingarashvilii integram o projeto SVE 2016-3-PT02-KA105-003922, Erasmus + Juventude em Ação. No âmbito deste programa europeu, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos. Mas o envio de jovens portugueses para projetos de voluntariado no estrangeiro também é uma das funções do Gabinete de Voluntariado da APCC.

Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

170221_APCC_LancheInterculturalSVE