fbpx

Sem custos ou perda de benefícios, apoie a APCC através da declaração do IRS

Este ano, ao contrário do que acontecia anteriormente, existirá um prazo único para a entrega da declaração de IRS – de 1 de abril a 31 de maio – independentemente de ser trabalhador independente ou por conta de outrem, mas há uma coisa que não muda: continua a poder apoiar a APCC, sem qualquer custo ou redução nos seus benefícios.

Para isso, basta que, ao preencher o Modelo 3 (Quadro 11, Campo 1101), sinalize essa intenção no quadrado respeitante a ‘Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública’ e indique o NIPC 506662306. Desta forma, a APCC beneficiará de 0,5% do IRS pago à Autoridade Tributária, o que significa que não vai ter quaisquer implicações nos montantes dos seus pagamentos ou reembolsos.

Este procedimento é também necessário se fizer parte do grupo de contribuintes que terá a declaração entregue automaticamente (caso declare apenas pensões ou rendimentos de trabalho dependente e não tenha filhos) e não tenha ajudado a APCC desta forma no ano passado. Se o tiver feito, não precisa de fazer nada: vai estar novamente a apoiar a Associação.

Se pretender, pode também doar à APCC os 15% do imposto suportado em faturas relativas a reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração e cabeleireiros e institutos de beleza. Neste caso, estará a abdicar desse benefício, bastando para tal colocar outra cruz no mesmo Quadro 11 do Modelo 3, mas agora no quadrado do IVA.

Ao apoiar a APCC através da sua declaração de IRS, estará a dar um contributo direto para que a Associação possa continuar a cumprir a sua missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas portadoras de deficiência e incapacidades. O trabalho é diário: a APCC apoia mais de três mil utentes e as suas famílias, age na comunidade, sensibiliza a sociedade para a questão da deficiência, interage com parceiros para operar a mudança.

Com mais de 40 anos de atividade, a APCC é uma instituição de referência na área da inclusão social, nacional e internacionalmente. Para atingir os seus objetivos, conta com as valências e serviços de reabilitação, hipoterapia, musicoterapia, hidroterapia, psicomotricidade, baixa visão, atividades ocupacionais, unidades residenciais, apoio domiciliário, formação profissional, qualificação e ensino profissional, desporto, quinta pedagógica, quinta biológica, ludoteca, oficina do brinquedo, snoezelen e transportes.