fbpx

Modelo de formação e inclusão da APCC estudado pelo Myerscough College

Partiu ontem para Inglaterra o membro da Direção do Myerscough College, que ao longo de quatro dias, esteve em Coimbra para conhecer a experiência e o modelo de trabalho da APCC nas áreas da formação e inclusão, com o objetivo de recolher contributos para o desenvolvimento do recentemente inaugurado Centro de Base de Aprendizagem daquela prestigiada faculdade britânica.

Barry Sherriff aproveitou a oportunidade para realizar uma série de visitas e reuniões (com elementos da Direção e responsáveis da Quinta da Conraria, do Centro de Formação e dos Serviços Educativos, além do Gabinete de Projetos), que lhe permitiram conhecer os modelos de organização e os processos dinamizados pela APCC no âmbito daquelas áreas.

Com um enfoque particular em temas como a inclusão e a integração socioprofissional, os contactos realizados permitiram abordar temas como a formação profissional e especializada, as boas práticas ou as parcerias com entidades governamentais e locais, bem como analisar novas possibilidades de colaboração entre as duas instituições.

Sherriff, que ocupa no Myerscough College o cargo de diretor de Base de Aprendizagem (a área do sistema escolar do Reino Unido criada para melhorar o nível educacional e participação de jovens com baixos níveis de aprendizagem), aproveitou ainda a sua estada em Coimbra para acompanhar o grupo de oito alunos e quatro professores daquela faculdade que se encontram a realizar um estágio de trabalho de duas semanas.

A APCC e o Myerscough College – a maior instituição do Reino Unido na educação e formação especializadas para as indústrias agrária e do desporto – colaboram já há alguns anos neste tipo de projetos, que tem permitido a jovens daquela prestigiada escola britânica realizar estágios de formação profissional junto da Associação, com o objetivo genérico de promover a integração social e socioprofissional das pessoas com deficiência.

Esta parceria está agora enquadrada na vertente de Mobilidade para Fins de Aprendizagem do programa Erasmus +, que oferece oportunidades aos indivíduos para que, enquadrados pelas instituições intervenientes, possam melhorar as suas competências, melhorar a sua empregabilidade e ganhar consciência cultural. Pode conhecer outros projetos desenvolvidos pela APCC, neste e noutros âmbitos, na área de Projetos deste sítio Web.