fbpx

Alunos do Colégio São Miguel foram convidados especiais no treino do futebol em cadeira de rodas elétrica

Foi um treino especial: na passada sexta-feira (31 de março), os jogadores do APCC Coimbra Power Soccer Club, a equipa de futebol em cadeira de rodas elétrica da APCC, mostraram algumas das suas melhores jogadas e habilidades a um grupo de estudantes e professores do Colégio São Miguel, de Fátima. Mas, sobretudo, mostraram que a paixão pelo desporto, e pelo futebol em particular, não conhece barreiras nem obstáculos inultrapassáveis.

Além de terem aprendido os fundamentos desta modalidade, tanto em termos de regras, como aspetos técnicos e táticos, os alunos puderam mesmo experimentar a emoção (e a dificuldade!) de controlar uma cadeira de rodas enquanto se tenta vislumbrar o melhor passe ou apontar à baliza. Mas como nesta vertente do jogo, apesar das rodas, não há entradas de carrinho, o que imperou foi a boa disposição e a alegria.

O APCC Coimbra Power Soccer Club é a primeira – e atualmente única – equipa de futebol em cadeira de rodas elétrica em Portugal. Criado em 2003, já disputou dois campeonatos do mundo (Japão 2007 e França 2011) em representação de Portugal e atualmente tenta promover esta mobilidade de forma a motivar o aparecimento de outros projetos, com vista à criação de um futuro campeonato. Podem acompanhar este percurso na sua página de Facebook.

O futebol em cadeira de rodas elétrica é uma modalidade com regras semelhantes às do futebol ou do futsal mas disputado por quatro jogadores de ambos os sexos, num campo de jogo com as dimensões de um campo de basquetebol. É uma das várias modalidades desportivas praticadas na APCC, como o boccia, a tricicleta ou a natação. Pode saber mais sobre o Departamento de Educação Física e Desporto em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.