fbpx

Ligação entre música e tecnologias da informação é objetivo de projeto europeu com participação da APCC

Entre hoje e amanhã, realiza-se em Iaşi, na Roménia, a segunda reunião do projeto “Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Musical”, que junta a APCC a outras oito organizações europeias no objetivo comum de promover formas de aprendizagem mais eficientes e efetivas através da aplicação da tecnologia no ensino da música. Trata-se de uma iniciativa dirigida a jovens adultos, em particular aos que se interessam pelas TIC e pela música.

Neste contexto, cada parceiro desenvolverá e partilhará estratégias para usar a tecnologia como forma de compreender a música de diferentes culturas, por exemplo, dando a conhecer instrumentos tradicionais e léxicos musicais próprios de cada um dos países envolvidos, estimulando a criação de composições originais ou promovendo atuações ao vivo. As TIC servirão, portanto, de base essencial para as experiências musicais e exploração de semelhanças, diferenças e diversidade entre cidadãos.

Além de aprenderem a usar as TIC, os participantes – entre os quais 26 utentes da APCC –também desenvolverão as suas competências em línguas estrangeiras e enriquecerão o seu conhecimento da cultura europeia. Em concreto, aprenderão sobre os símbolos usados para representar o som e desenvolverão uma compreensão mais profunda da criação musical e da sua apreciação, estimulando a criatividade e sensibilidade estética no estudo da música.

A reunião na Roménia é a segunda no âmbito deste projeto, depois de o arranque ter acontecido em Palermo, na Itália, no final de janeiro deste ano. Terão ainda lugar mais seis reuniões de trabalho, antes do grande encontro final e de apresentação de resultados, que se realizará em Portugal, em julho de 2018.

São parceiros da APCC nesta iniciativa as seguintes organizações: Konak Halk Eğitim (Turquia), CCIP (Itália), CEIPES (Itália), EUni Partners (Bulgária), HIC (Eslováquia), IDEC (Grécia), Liceul Tehnologic Agricol (Roménia) e Paragon Europe (Malta).

“Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Musical” é um dos vários projetos da APCC apoiados pelo programa Erasmus+  e geridos pelo Gabinete de Projetos da Associação, como é o caso do “REVADIS” (na área do reconhecimento de competências) ou do “Living and Learning Abroad” (com o Myerscough College, de Inglaterra, na vertente de integração social e socioprofissional). Pode conhecer outros projetos, atuais ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.