fbpx

APCC foi um dos representantes portugueses em iniciativa da Comissão Europeia para definir nova estratégia para a juventude

No final da passada semana, a Comissão Europeia reuniu um conjunto de especialistas em políticas de juventude, responsáveis políticos, técnicos de juventude, colaboradores de organizações da área e jovens em geral. O objetivo era discutir e começar a delinear a nova estratégia da União Europeia para o setor da juventude e a APCC foi uma de apenas duas organizações portuguesas convidadas a estarem presentes.

Em representação da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, a coordenadora do Gabinete de Voluntariado da APCC participou em diversos grupos de discussão sobre temas como a participação dos jovens na vida coletiva, as suas expetativas sobre a Europa ou formas de disseminação da informação, entre outros. Juntamente com outros “criadores de mudança”, Fernanda Maurício partilhou as suas próprias visões sobre quais devem ser as prioridades da União Europeia na sua relação com a juventude.

O convite para participar neste importante fórum a nível continental surgiu no seguimento do trabalho realizado há quase uma década na APCC ao nível do voluntariado europeu, nomeadamente do programa “Holding Hands With Other Abilities”. Esta iniciativa permitiu à APCC receber cerca de quatro dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos, de vários países europeus, e colocar mais de uma dezena de jovens portugueses em projetos no estrangeiro. Um trabalho reconhecido, no ano passado, com a atribuição de um Prémio Boas Práticas Erasmus + em Portugal e do Selo de Qualidade Join4Change.

A “Conferência Europeia para a Futura Estratégia da EU para a Juventude” realizou-se nos dias 3 e 4 de maio em Bruxelas, na Bélgica, integrada nas comemorações da Semana Europeia da Juventude.

Se quer saber mais sobre as hipóteses de voluntariado na APCC, tanto europeu como nacional, pode consultar a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.