fbpx

Ligados às Máquinas vezes dois: orquestra de samples da APCC com atuações ao vivo em Seia e Condeixa

Duas oportunidades em sete dias para ver os Ligados às Máquinas ao vivo. Os próximos fins de semana prometem muito hip-hop, fado, rock, techno, blues, world music, música erudita e música concreta: tudo sons que, neste inovador projeto musical nascido na APCC, são misturados com sons da publicidade e de séries televisivas para criar uma manta de retalhos sonoros profundamente original.

A primeira atuação decorrerá já no próximo dia 14 de maio, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, no âmbito do Festival Especial (com início previsto para as 15H30), em que os Ligados às Máquinas serão os convidados especiais. No dia 20, o grupo apresenta-se em Condeixa, no Spring Fest 2017, atuando a partir das 21H00, no Palco PO.RO.s (o evento realiza-se no Parque Verde daquela vila). As entradas são livres em ambas as ocasiões.

Os Ligados às Máquinas são um projeto sem paralelo no mundo: a primeira orquestra de samples em cadeira de rodas. São nove elementos (Fátima Pinho, Hélia Maia, Jorge Arromba, António Abreu, Vítor Pereira, Sérgio Felício, Luís Capela, Andreia Matos e Pedro Falcão), que constroem as suas próprias composições utilizando exclusivamente samples sonoros que eles próprios escolhem e recolhem.

Partindo das suas próprias vivências e gostos, aliam à inovadora abordagem performativa a determinação de não deixar as limitações motoras impedir o sonho da música. A direção musical é do professor da APCC e musicoterapeuta Paulo Jacob e o coletivo apresentou-se já anteriormente ao vivo em Coimbra, no Porto, na Mealhada e em Aveiro.

O Festival Especial, organizado pela primeira vez em 2010, tem como objetivo dar a conhecer à comunidade o valor e talento de pessoas com deficiência. Organizado pela Câmara Municipal de Seia, contará com representações dramáticas e momentos musicais únicos, protagonizados por crianças e adultos da Casa de Santa Isabel, da Casa do Povo de Seia e da Fundação Aurora Borges e ainda, por crianças das unidades de ensino estruturado do concelho.

O Spring Fest 2017 é um festival jovem, organizado pela Youth.cdx e a CLDS-3G Condeixa, que irá realizar-se nos dias 19, 20 e 21 de maio. Contempla um programa com uma variedade cultural extensa (música, dança, capoeira, gastronomia, yoga) e baseia-se numa lógica de ação participada pelo voluntariado dos jovens e instituições.

No Departamento de Música da APCC, os Ligados às Máquinas não são o único grupo musical em atividade, com propostas que vão do pop/rock à música tradicional portuguesa e que se apresentam regularmente em público, complementando o trabalho de intervenção musical realizado ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.