fbpx

Bocciateca: técnicos de instituições da região Centro receberam formação na APCC

Com a Bocciateca da APCC já implantada e em pleno funcionamento, prosseguem as iniciativas que visam a sua divulgação e a do boccia sénior. Dessa forma, teve lugar no passado dia 19 de março um segundo workshop dirigido exclusivamente a técnicos e professores de instituições de solidariedade social da região Centro (o primeiro havia sido realizado em julho do ano passado).

Estiveram presentes colaboradores de entidades de Penela, Portunhos e Mangualde, que puderam assim ficar a conhecer o primeiro e único centro de recursos para o boccia do País, mas também perceber melhor as próprias regras e dinâmicas daquela modalidade. A sessão decorreu no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra e serviu também para que fossem cedidos quatro kits de jogo às instituições participantes.

O empréstimo de material para a prática do boccia, bem como a realização de iniciativas de divulgação, é um dos pilares do projeto da Bocciateca, que tem como objetivo principal fomentar a prática do boccia sénior – dirigido a jogadores a partir dos 50 anos – entre os utentes e nas instalações de instituições sociais da região. Os interessados precisam apenas de enviar um e-mail para desporto@apc-coimbra.pt, sendo-lhes dado ainda qualquer tipo de apoio/formação que possa ser necessário.

A Bocciateca da APCC foi um dos projetos distinguidos na edição de 2015 do Prémio BPI Seniores, que reconhece e apoia iniciativas que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos.

O boccia sénior é uma modalidade desportiva com grandes benefícios para os seus praticantes, com reflexos positivos ao nível da capacidade funcional e autonomia física, bem como da mobilidade articular, força muscular e motricidade fina. Tem também vantagens para a capacidade de concentração, o equilíbrio, a coordenação motora e a própria capacidade intelectual, promovendo ainda uma competição saudável que permite aumentar a sensação de bem-estar e autoestima e combater o isolamento e inícios de depressão.

Pode saber mais sobre a Bocciateca da APCC – que desenvolve a sua atividade no âmbito do Departamento de Educação Física e Desporto – em www.apc-coimbra.org.pt/?p=4980.