fbpx

APCC integra consórcio Ageing@Coimbra para contribuir para o envelhecimento saudável

A APCC integra desde fevereiro deste ano o consórcio Ageing@Coimbra, formado por entidades ligadas à saúde e à cidadania, que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do envelhecimento ativo e saudável. Foi neste contexto que decorreu, no final da semana passada, uma primeira reunião de trabalho, onde foi feita uma primeira abordagem ao papel que a Associação poderá desempenhar nesta rede de parceiros.

No encontro, foram passadas em revista as competências instaladas na instituição e possíveis contributos para o consórcio, elencadas necessidades e desafios desta parceria e abordadas perspetivas, soluções e trabalhos futuros. Estiveram presentes responsáveis tanto do Ageing@Coimbra como da APCC, da Direção e das áreas clínica e de reabilitação, além do Gabinete de Projetos.

Sendo o principal objetivo deste consórcio melhorar a vida dos cidadãos idosos na Região Centro de Portugal, através de melhores serviços sociais e cuidados de saúde, assim como da criação de novos produtos e serviços inovadores e novos meios de diagnóstico e terapêuticas, a experiência específica da APCC com pessoas com deficiência, em particular as que têm paralisia cerebral, permitirá trazer um olhar novo e particular ao conjunto de parceiros.

Para a Associação, esta é sobretudo uma oportunidade para melhorar as suas respostas e serviços, num contexto que lhe permitirá ganhar escala e, em conjunto com os demais parceiros, procurar influenciar linhas de ação e políticas, a nível nacional mas também europeu.

O Ageing@Coimbra – Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável teve como membros fundadores a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a Administração Regional de Saúde do Centro e o Instituto Pedro Nunes, contando neste momento com várias dezenas de parceiros de toda a região Centro.

A participação da APCC neste consórcio é dinamizada pela Direção e pelo Gabinete de Projetos da instituição. Pode ficar a conhecer alguns dos projetos ainda a decorrer – como o LIFE (que procura abordagens inovadores no trabalho com famílias em situações de múltiplas dificuldades) e o “ICT in Music Education” (aplicação da tecnologia no ensino da música) – ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.