fbpx

APCC debate o(s) olhar(es) dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência

“O que precisa uma pessoa com deficiência alcançar para ser notícia ou para ser notada socialmente?” ou “É-lhe exigido mais ou menos do que a outra pessoa?” Estas são algumas das perguntas que a APCC espera ver respondidas num debate sobre as formas de representação das pessoas com deficiência na comunicação social e não só.

A iniciativa decorrerá no dia 25 de maio, partir das 10H30, na Sala Multiusos da Quinta da Conraria. Os convidados serão João Gaspar, mestre em jornalismo pela Universidade de Coimbra e correspondente da Agência Lusa, e Bernardo Vieira, vice-campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal de Paraciclismo em 2016 e utente da APCC. A moderação será de Pedro Santos, responsável pela comunicação da Associação.

O debate “Here We Are” é organizado no âmbito do projeto europeu com o mesmo nome, que junta a APCC e a organização húngara EgyüttHató Egyesület e que procura dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem. Com este objetivo, serão realizadas diversas ações com visibilidade externa, através dos Media e/ou da Internet, sendo esta a primeira delas.

A coordenação é do Gabinete de Voluntariado da APCC e a responsabilidade do programa de ações do projeto é de André Vitorino, Bernardo Vieira, Diogo Sacramento e Ivo Rodrigues, utentes da APCC que representam a Associação nesta iniciativa.

O projeto “Here We Are” decorre no âmbito do programa europeu Erasmus +, através do qual a APCC desenvolve, entre outros, os projetos “Holding Hands With Other Abilities” (que trouxe já até à instituição mais de três dezenas de voluntários europeus), LIFE (que procura abordagens inovadores no trabalho com famílias em situações de múltiplas dificuldades) ou “ICT in Music Education” (que une música e Tecnologias de Informação e Comunicação).